Geral

Júlio Cezar e Kátia Born entregam glicosímetros a pacientes portadores de diabetes

18/09/2017
Júlio Cezar e Kátia Born entregam glicosímetros a pacientes portadores de diabetes

20170915110417__MG_0110

O prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de Saúde Kátia Born realizaram hoje (15), em Palmeira dos Índios, a entrega de glicosímetros para portadores de diabetes cadastrados na rede de saúde do município. A solenidade aconteceu no auditório do Dnocs. Foram cedidos 40 kits, com duração para três meses, contendo 01 glicosímetro, tiras e lancetas. O ato é uma ação emergencial para suprir a demanda faltosa do governo federal.

De acordo com Adriana Pereira, integrante do Grupo A Vida é Doce e mãe de uma adolescente de 16 anos, portadora de diabetes, há dois anos a família sofre com a constante falta de insulina e de glicosímetro no município, que são distribuídos gratuitamente pelos governos federal e estadual. “Agradeço muito ao prefeito Júlio Cezar por ter abraçado a nossa luta, e também à secretária Kátia Born, porque em tão pouco tempo de governo eles solucionaram o problema que há dois anos as nossas famílias enfrentam, com a falta do glicosímetro e também da insulina. Sem o medicamento e o equipamento que verifica o nível de glicose do sangue, o portador de diabetes pode morrer. Por isso luto tanto pela vida e pelo bem estar da minha filha e dos outros pacientes”, destacou.

A titular da pasta de Saúde ressaltou a importância de manter a medicação e os aparelhos desse público em dia e dos esforços que o governo municipal tem feito para fazer a compra dos produtos. “O governo municipal começou a arcar com essa demanda, visto que o Governo do Estado não tem disponibilizado a insulina para os usuários, o que acarretou a compra emergencial desta insulina. Conseguimos fazer a compra e na segunda, dia 18, a medicação estará chegando a Palmeira para ser distribuída”, disse Kátia Born.

O prefeito Júlio Cezar disse que ao município não poderia deixar de realizar a compra dos medicamentos e dos glicosímetros, pois eles salvam vidas. “Apesar de não podermos custear a medicação sozinhos, teremos que ter sempre uma retaguarda porque uma vida vale mais do que qualquer outra coisa e um medicamento deste tipo não pode faltar de maneira nenhuma, em caso de desabastecimento. Estamos lidando com vidas. O que pudermos fazer por estas famílias, eu, a secretária Kátia e toda a nossa equipe, iremos fazer para ajudar”, garantiu o prefeito, que ressaltou que o Governo do Estado vai regularizar a demanda do município.

Estiveram presentes à solenidade a farmacêutica do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CEAF) Jordana Lira, o secretário de Articulação Política Emílio Silva, a enfermeira da SMS Diana Sandes, familiares e pacientes portadores de diabetes.