Geral

Jovem advogado assume o comando da Imprensa Oficial Graciliano Ramos

13/09/2017
Jovem advogado assume o comando da Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Foto DagobertoOmena2

Após nove anos de uma carreira bem-sucedida na advocacia e no ensino universitário, o jovem advogado Dagoberto Omena decidiu encarar um novo desafio em sua trajetória profissional: assumir o cargo de diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com o objetivo de ampliar o papel cultural e social da instituição centenária, atual carro-chefe do mercado editorial alagoano.

Com grande experiência na assessoria de órgãos públicos e prefeituras, Omena já foi  procurador geral dos municípios de São José da Laje e de Paulo Jacinto e ainda professor do curso de Direito da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), durante quatro anos. Agora vai comandar uma equipe formada por cerca de 80 colaboradores, um parque gráfico dos mais requisitados, de onde saem livros, revistas, documentos oficiais, além de provas e materiais didáticos da rede pública do ensino de Alagoas.

“É um grande desafio gerir uma empresa do porte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com a responsabilidade de exercer o mesmo cargo ocupado pelo genial escritor Graciliano Ramos. Quero contribuir para o crescimento desta empresa, deixando também o meu legado”, afirma.

De acordo com o executivo, uma de suas prioridades é a de fortalecer o vínculo da Imprensa Oficial Graciliano Ramos com instituições como a Academia Alagoana de Letras e Instituto Histórico de Alagoas, ampliando as ações com parceiros tradicionais como a Edufal e a Fapeal.

“Estou determinado em incrementar a receita com a venda dos produtos editoriais da Imprensa Oficial e de outros serviços gráficos, assegurando a sustentabilidade dos projetos e ações culturais da empresa. Minha principal meta é trazer mais eficiência, sem abrir mão da missão social e cultural. Pretendo também aumentar o número de editais, abrindo mais oportunidades para os escritores alagoanos”, diz, mencionando que dará continuidade a todos os editais lançados este ano.

Segundo Omena, está em seus planos um aprimoramento do parque gráfico da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a realização de uma gestão com foco na motivação permanente dos funcionários da empresa. Leitor voraz, Dagoberto Omena devora diversos livros de história, sobretudo aqueles sobre ocupação holandesa no Nordeste e sobre a formação histórica de Alagoas. “Como professor, devo confessar que dedicarei especial atenção às publicações de cunho acadêmico e científico”, antecipa.