Geral

Dia da Árvore é comemorado em Palmeira com plantio de mudas nativas da região

21/09/2017
Dia da Árvore é comemorado em Palmeira com plantio de mudas nativas da região

Para comemorar o Dia da Árvore, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi) realizou hoje (21) uma atividade de plantio simbólico de árvores nativas da região como ipês, oitis e canafístulas, que contou com a participação de alunos e professores das escolas Célia Margarida, Vera Lúcia Gama e Colégio Estadual Humberto Mendes. O objetivo da ação, que aconteceu no entorno da Lagoa Juca Sampaio, também foi de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar a natureza e da árvore na vida de cada um.

De acordo com a secretária da Semarphi Anna Luísa França é importante incutir em crianças e jovens responsabilidade referentes à preservação do meio ambiente e, também, no plantio das árvores para uma melhor qualidade de vida no futuro.  “É importantíssimo que a gente faça o plantio neste local, que é lindo e um dos cartões postais da cidade. Arborizar e dar o devido valor à árvore é colher os benefícios que ela nos trará, no futuro, como o ar puro, a sombra que vai nos proteger do sol e onde também podemos conversar com as pessoas e apreciar as belezas naturais. Estamos muito felizes em fazer isso hoje, que é a continuação de um trabalho que já começamos desde junho deste ano”, lembrou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar também destacou a beleza da Lagoa Juca Sampaio e disse que o local vai ganhar ainda mais vida a partir do plantio de árvores nativas, mas também, com o reforço na nova iluminação, limpeza e a recuperação da academia ao ar livre. “Apesar de o local ter muitas propriedades privadas, faremos essa recuperação para deixar a Lagoa ainda mais bonita. A secretária Anna Luísa tem feito um trabalho muito importante nesta área do meio ambiente, na arborização e na desativação do lixão da cidade, que degrada, polui e atrai doenças, entre outros riscos. Incentivar o plantio de árvores é, no mínimo, plantar a consciência em crianças, jovens e adultos para a qualidade de vida e do ar que respiramos. Quem planta uma árvore ganha vida”, disse o prefeito.

As atividades de plantio das mudas continuaram durante o dia no trevo que dá acesso à entrada da cidade e, também, na Escola Antônio Fernandes da Costa, no Povoado Bonifácio. O secretário estadual de Agricultura Álvaro Vasconcelos, o diretor-presidente da Emater Eliseu Rego, secretários municipais, vereadores e técnicos da Semarphi também participaram do evento.