Geral

Com uso de tablets, agentes de Saúde irão fazer monitoramento de vacinas

23/09/2017
Com uso de tablets, agentes de Saúde irão fazer monitoramento de vacinas

MG_9247A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretária de Saúde, implantará um novo módulo na ferramenta E-SUS +, o o serviço é mais uma aba no aplicativo disponibilizada nos tablets usados pelos agentes de saúde do município.

A partir da próxima semana, os agentes passarão a fazer o monitoramento das vacinas da população. Para isso, a Secretaria de Saúde realizou na tarde desta quinta-feira (21), um treinamento, ministrado pelo responsável da ferramenta no município Eugênio Marques, da empresa SisVale, desenvolvedora do aplicativo.

Com este módulo, será possível acompanhar de perto os dados da vacinação dos moradores, e dessa forma os agentes irão fazer uma busca da população que não tiver alguma vacina em dia ou que ainda não tenha tomado o medicamento.

Segundo o secretário de Saúde, Aérton Lessa, o município teve uma das piores execuções de vacinação do Estado, na antiga gestão. A Secretária de Saúde buscou desenvolver esse módulo que beneficiará a todos deodorenses, além de facilitar ainda mais o trabalho dos agentes de saúde.

“Quando o agente de saúde fizer as visitas nas casas da população, ele irá realizar a coleta dos dados da população e fará foto do cartão de vacinas, tendo assim um maior controle do número de pessoas que estão com a vacinação em dia, facilitando ainda mais o trabalho das enfermeiras e agentes de saúde. Após a foto, os dados serão gerados rapidamente para as unidades de saúde, com vantagem no georreferencimento das informações. Com isso, a enfermeira saberá onde estão as pessoas que precisam da vacinação, e irão levar os medicamentos com maior rapidez”, explicou o secretário.

A agente comunitária de saúde, Maria Alaíde, que trabalha há mais de 20 anos na área, comentou a nova ferramenta de monitoramento de vacinas.

“Esse aplicativo melhorou nosso trabalho de maneira única, porque sou agente de saúde há 22 anos e nunca fui beneficiada com uma coisa que pudesse melhorar tanto o nosso trabalho. Evitar o uso de tantos papéis não tem preço, além de fazer o serviço com mais rapidez”, disse.