Geral

Alunos de escola pública participam de palestra sobre trânsito seguro

22/09/2017
Alunos de escola pública participam de palestra sobre trânsito seguro
Palestra sensibilizou pais e alunos para adoção de um comportamento seguro no trânsito. Ascom Detran

Palestra sensibilizou pais e alunos para adoção de um comportamento seguro no trânsito. Ascom Detran

Com o propósito de disseminar informações que promovam uma reflexão para que atitudes de segurança, respeito e cidadania sejam praticadas por futuros condutores, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da equipe do Plano de Segurança Viária para Motociclista (PSVM), realizou nessa quinta-feira (22) uma palestra para alunos da Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva, localizada no município de Arapiraca, durante o evento “Dia da Família: escolhas que fazem a diferença”.

O evento, que foi realizado em alusão à Semana Nacional de Trânsito (SNT), teve como principal intuito sensibilizar pais e alunos para adoção de um comportamento seguro no trânsito. Na oportunidade, também foram ofertados serviços de saúde e discutidos outros temas como a inclusão de pessoas com necessidades especiais, com a apresentação do projeto Electro Scholl, que tem como protagonista o portador de hidrocefalia, estudante de pedagogia e Dj, Felipe Nunes.

“Nós que fazemos parte do PSVM estamos realizando este encontro com os familiares dos alunos para que eles também sejam agentes multiplicadores e percebam que ao permitir que seus filhos conduzam uma motocicleta sem passar pelos devidos procedimentos de formação, eles estão se expondo ao risco”, assegurou a analista de trânsito do Detran/AL, Edira Soares.

A ação, que teve o apoio da Prefeitura de Arapiraca, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal da Saúde, 5ª Gerência de Ensino, entre outros órgão e entidades, contou ainda com apresentações de peças teatrais e aula de primeiros socorros.

“O evento foi muito interessante, pois é um trabalho de conscientização não só dos alunos, mas de uma boa parte da comunidade. Assim, como a equipe do Detran/AL nos forneceu informações essenciais sobre a utilização dos equipamentos de segurança, nós podemos agora repassar para nossos familiares, nossos vizinhos, e assim vamos ficando atentos sobre as leis e os riscos de atitudes incorretas praticadas no trânsito”, destacou a aluna do 2º ano, Stefanie Siqueira.

De acordo com o instrutor e agente de trânsito da SMTT de Arapiraca, Alberto Peixoto, ações com essas só trazem benefícios para população arapiraquense, tendo em vista o alto índice de acidentes que ocorrem na região, principalmente com motocicletas. Essa união de todos os órgãos visa atingir o principal intuito de transmitir experiências e dicas de segurança para gradativamente reduzir a taxa de mortalidade no trânsito.

O grupo do PSVM vem realizando um ciclo de ações com a finalidade de realizar 43 palestras com a meta de alcançar 40% do total de alunos por escola. As palestras acontecem todas as quintas-feiras nos três turnos nas escolas da rede estadual de ensino de Arapiraca e devem se estender também as últimas séries do ensino fundamental da rede municipal e da rede privada.

Dados estatísticos

Os acidentes com motocicleta representam mais de 70% do total de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na unidade de emergência do agreste e 72% do total de atendimentos realizados pelo Samu Arapiraca, o que representa um quadro preocupante de acidentalidade na região do agreste alagoano, aliado ao crescimento acelerado da frota deste veículo que obteve um crescimento de 149% comparando-se o período de 2007 a 2016.