Geral

Prova Alagoas gera perspectivas de melhorias de desempenho no Ideb

29/08/2017
Prova Alagoas gera perspectivas de melhorias de desempenho no Ideb
Avaliação será um ensaio para a Prova Brasil, que será aplicada de 23 de outubro e 3 de novembro, em todo o país (Foto: José Demétrio)

Avaliação será um ensaio para a Prova Brasil, que será aplicada de 23 de outubro e 3 de novembro, em todo o país (Foto: José Demétrio)

Mais uma ação estratégica do Programa Escola 10 – implementado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o intuito de promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) -, a segunda avaliação da Prova Alagoas foi aplicada nesta terça-feira (29), para mais de 80 mil estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental das redes públicas municipais e estadual.

De acordo com o supervisor de Estatísticas e Avaliação da Seduc, Ademir Oliveira, esta etapa traz o resultado do trabalho desenvolvido após a primeira avaliação, aplicada em 28 de março, e que proporcionou um diagnóstico e planejamento pedagógico para as unidades escolares.

Além disso, a avaliação também será um ensaio para a Prova Brasil, avaliação de rendimento escolar que será aplicada pelo Ministério da Educação entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro em todo o país.

“Após as ações de formação continuada junto às regionais e municípios e entrega de material e cadernos pedagógicos aos alunos, a expectativa é de melhoria na escala de desempenho destes estudantes”, explica Ademir Oliveira, que aponta a leitura e interpretação como desafios a serem superados na avaliação.

Desafios

Maria do Socorro da Silva, professora da Escola Estadual Vitorino da Rocha, e Maria do Carmo Queiroz, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Dom Pedro II, ambas no Cepa, acompanharam a aplicação da Prova Alagoas em suas unidades.

“Estamos avaliando o conhecimento do alunos, não só os assuntos específicos, como Português e Matemática, mas, também, teremos uma ideia de como vai ser a Prova Brasil”, avalia Maria do Socorro. “Por meio da Prova Alagoas poderemos avaliar como está o desempenho em leitura e interpretação”, diz Maria do Carmo.

Alunos

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Muito interessante a prova. As matérias são muito boas. É estudando que a gente sabe mais”, garante Tayllon Leonio da Silva Santos, do 5º ano da Vitorino da Rocha. “Eu me preparei e espero tirar nota 10”, afirma Felipe Manoel Teles dos Santos, aluno da mesma escola.