Geral

Prefeitura e Ima se reúnem para discutir lixão e matadouro público de Palmeira

29/08/2017
Prefeitura e Ima se reúnem para discutir lixão e matadouro público de Palmeira

21245368_1608803039196679_1297363424_n

Proteger o meio ambiente e manter a população livre de doenças por causa do lixo também é uma preocupação do governo Júlio Cezar. Ontem (28), o prefeito Júlio, os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios Anna Luísa França e de Urbanismo e Serviços Públicos Marcos Beserra, além do procurador-geral do município Marcondes Oliveira, participaram de uma reunião com o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) Gustavo Lopes, em Maceió. A desativação do lixão e a manutenção do matadouro público de Palmeira estiveram na pauta de discussões.

O diretor-presidente do Instituto Gustavo Lopes elogiou o governo palmeirense pela iniciativa de querer de forma responsável regularizar o compromisso com o meio ambiente e de se adequar às leis ambientais de maneira consciente. Ele colocou o Governo do Estado e o IMA à disposição para ajudar o município no que for necessário.

De acordo com a secretária da Semarhpi Anna Luísa França, na reunião também foi discutido a municipalização da Secretaria. “Com isso, nós poderemos agir nas fiscalizações locais de pequenos impactos e a Semarhpi se tornará autossustentável. Isso nos ajudará a fazer um trabalho de conscientização para que as leis de proteção e monitoramento ambiental possam ser efetivadas no município”, afirmou a secretária.

Segundo o prefeito Júlio Cezar, o trabalho de desativação do lixão de Palmeira e as tratativas para o funcionamento adequado do matadouro público da cidade têm sido acompanhados pelo IMA. Na gestão anterior, o município foi multado em R$ 440 mil pelo não cumprimento do decreto 12. 305/10, que determinava o fechamento dos lixões nos municípios desde 2014. “Por este motivo se faz necessário a implantação de uma estação de transbordo na cidade, com ecoponto e com o lixo passando por uma coleta seletiva. Estamos fazendo um trabalho, junto com o IMA, para dar um correto descarte no lixo produzido pela nossa população. Já o matadouro público municipal vai passar por adaptações. Palmeira não vai perder seu matadouro e vamos fazer as adequações necessárias para que ele funcione de maneira correta. Foi uma reunião de trabalho muito produtiva e que nos rendeu bons frutos”, finalizou o prefeito.