Cidades

Prefeitura de Penedo realiza transmissão de experiência cientifica internacional

21/08/2017
Prefeitura de Penedo realiza transmissão de experiência cientifica internacional
Prefeito Marcius Beltrão interagiu ao vivo com os presentes e afirmou que essa transmissão representa um marco para Penedo

Prefeito Marcius Beltrão interagiu ao vivo com os presentes e afirmou que essa transmissão representa um marco para Penedo

A simulação de fluxo sanguíneo em cadáveres sem formal é um experimento cientifico inovador, realizado pelo MARC Institute, em Miami, com o objetivo de conseguir avanços em diversas cirurgias, por meio desses testes com irrigação sanguínea, que permitem aos médicos maior realismo na simulação dos procedimentos.

Essa primeira transmissão/aula realizada em Alagoas buscou mostrar no sábado, 19, novas tecnologias da medicina, do qual o Município de Penedo busca implantar, em parceria a Fundação Carlos Chagas e MARC Institute, abrindo uma filial para capacitar médicos de todo o Brasil nas especialidades Saúde da Família e Urgência e Emergência.

Durante a transmissão, que também alcançou outros 39 locais no mundo, foi mostrado que a simulação de fluxo sanguíneo em cadáveres ajuda aos profissionais a ter uma melhor preparação na realização destes procedimentos seus pacientes, podendo ser aplicado em: cirurgias cardiovasculares, laparoscopias, cirurgias plásticas e de trauma.

O Prefeito Marcius Beltrão interagiu ao vivo com os presentes e afirmou que essa transmissão representa um marco para Penedo, pois com a implantação dessa tecnologia, os médicos poderem treinar com os cadáveres como se os mesmos estivessem vivos.

“Estamos trabalhando para levar para Penedo um braço do MARC Institute e assim tornar o município um grande polo nas áreas de saúde e educação, desenvolvendo a medicina na cidade, fomentaremos também a economia e o turismo”.

O Secretário de Saúde de Penedo, Pedro Madeiro, presente ao evento, agradeceu a todos os presentes em nome do prefeito e, destacou a importância de se poder em breve utilizar essa tecnologia no treinamento de médicos aqui em Penedo, trazendo inúmeros benefícios para os pacientes, representando um intercâmbio cientifico entre o Brasil e EUA.

Especializações

Uma parceria entre a Prefeitura, a Fundação Carlos Chagas e o MARC Institute trabalha para abrir aqui no Brasil, em Penedo, uma filial do instituto americano, especializado em capacitar médicos de todo o mundo. O prefeito de Penedo foi até Miami para selar a parceria como CEO do MARC Institute, Allan Winstein. Em vídeo aula no sábado, 19, realizada simultaneamente para 39 diferentes partes do mundo, ele se disse confiante em trazer para o Brasil uma filial.

“Tivemos uma grande discussão, o que nos faz muito confiantes em ajudar a construir tecnologia, desenvolver a cultura e trabalhar no Brasil. Esperamos que tudo funcione. É um prazer e um privilégio está falando para o povo de Penedo. Estamos nos sentindo extremamente privilegiados por estamos iniciando uma longa e funcional relação com a cidade de Penedo-Alagoas, onde, espero, está aí o mais rápido, espero vê-los logo, para sermos capazes de oportunizar a educação médica mundial”.