Geral

Novos magistrados encerram formação e irão assumir comarcas do interior

09/08/2017
Novos magistrados encerram formação e irão assumir comarcas do interior
Magistrados tiveram quase 600 horas de preparação teórica e prática antes de iniciarem os trabalhos nas suas unidades. Foto: Itawi Albuquerque

Magistrados tiveram quase 600 horas de preparação teórica e prática antes de iniciarem os trabalhos nas suas unidades. Foto: Itawi Albuquerque

Quatro meses após terem sido nomeados, os 12 novos juízes aprovados no último concurso público do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) concluíram o curso de formação inicial para ingresso na magistratura. A solenidade de encerramento da formação aconteceu nesta terça-feira (8), na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Na ocasião, foi descerrada a placa da turma e os novos juízes foram parabenizados pelo presidente do TJ/AL, Otávio Leão Praxedes; pelo corregedor-geral, Paulo Barros da Silva Lima, e pelo diretor-geral da Esmal, Fernando Tourinho de Omena Souza.

Com a conclusão do treinamento de quase 600 horas de atividades práticas e teóricas, os novos magistrados estão aptos para iniciar suas atividades nas comarcas do interior do estado, reforçando a prestação de serviços para o jurisdicionado. É o caso do juiz Ewerton Luiz Chaves Carminati, que irá assumir a comarca de Traipu, distante 188 km da capital.

Para ele, o fato de os juízes já saberem, desde o início do curso, para onde seriam designados, fez com que eles direcionassem a atenção para os desafios que os aguardam nas comarcas. “Com base nas informações que recebemos durante a formação pudemos planejar melhor as nossas ações futuras nas unidades”, observou o magistrado, que antes de ser aprovado no concurso público de Alagoas era analista judiciário no Mato Grosso do Sul.

O desembargador Otávio Praxedes, presidente do TJ/AL, ressaltou que nomear os magistrados aprovados na última seleção é uma prioridade de sua gestão. De acordo com o presidente, mais um grupo de magistrados será nomeado no mês de dezembro, o que deve melhorar o atendimento à sociedade. “No início do meu mandato havia 27 comarcas sem juízes e estamos fazendo um grande esforço, dentro das dificuldades orçamentárias existentes, para preencher esses espaços”, pontuou.

Para Fernando Tourinho de Omena Souza, diretor-geral da Esmal, responsável pela organização do curso obrigatório para o vitaliciamento dos novos magistrados, concluir com êxito um curso tão detalhado demonstra a preocupação do Judiciário alagoano com a qualidade da atividade judicante, que não deve ser apenas técnica, mas cidadã e humanizada. “Foi um curso bastante puxado, mas também muito gratificante. Poucos magistrados tiveram a oportunidade de se qualificar melhor para o enfrentamento do cotidiano nas comarcas”, declarou.

Também prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Carlos Malta Marques; o desembargador Alcides Gusmão; o vice-presidente da Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis), José Cícero Alves da Silva; e o juiz Maurílio Ferraz.