Geral

INSS se reúne com prefeitos de AL para discutir implantação de plataforma digital

14/08/2017
INSS se reúne com prefeitos de AL para discutir implantação de plataforma digital

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende implantar nos municípios alagoanos uma plataforma digital para facilitar o processo de serviços como o de aposentadoria, que atualmente leva até 45 dias para sair e poderá ser feito em apenas um por meio do novo sistema.
A ideia foi apresentada para prefeitos de várias cidades na manhã desta segunda-feira (14), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizada no bairro do Farol, em Maceió.

Gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros (Foto: Jonathan Lins/G1)

Para o diretor executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, a plataforma vai evitar que o cidadão precise se deslocar até as sedes do instituto.

“Será feita uma parceria com as prefeituras, organizações sindicais e empresas. Esses locais vão viabilizar a documentação, autenticar essa documentação, escanear e enviar ao INSS. A maioria dos serviços ofertados deixarão de ser presenciais e serão virtuais. A medida que nós formos aprimorando, o cidadão vai poder se aposentar no mesmo dia, enquanto hoje isso leva até 45 dias”, disse.

Barros também explica que, mesmo com o sistema, nenhuma sede do INSS será fechada no estado. “Pelo contrário, estamos ampliando. Hoje nós somos a maior gerência executiva do país em número de agências, temos 40. Estamos com mais duas prontas e aguardando outras três”, explica.

Juntas militares

Também nesta manhã, o chefe da 20° Circunscrição do Serviço Militar se reuniu com os prefeitos para apresentar a legislação vigente das Juntas de Serviço Militar, além de assinar o novo Termos de

Posse de Presidentes.
“O objetivo é comunicar aos prefeitos e mostrar a importância dessas juntas. Hoje em dia temos 103 juntas no estado, uma em cada município, sendo duas na capital”, falou o Coronel Frederico Jorge Cândido Bonfim.