Geral

Imprensa Oficial e Academia de Letras selam parceria para revitalização de prédio histórico

10/08/2017
Imprensa Oficial e Academia de Letras selam parceria para revitalização de prédio histórico
Imóvel centenário já abrigou o Grupo Escolar Dom Pedro II. Ascom/Imprensa Oficial

Imóvel centenário já abrigou o Grupo Escolar Dom Pedro II. Ascom/Imprensa Oficial

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Academia Alagoana de Letras iniciaram o processo de negociação de uma parceria institucional que visa recuperar e revitalizar a antiga sede histórica da entidade, situada na Praça Deodoro, Centro de Maceió. O imóvel centenário já abrigou o Grupo Escolar Dom Pedro II. O convênio ainda vai permitir a realização de melhorias na atual sede da Academia, a Casa Jorge de Lima, na praça Sinimbu, onde morou o poeta alagoano.

“Estamos felizes com ideia de transformar nossa antiga sede em um local para fomentar nossa literatura e engrandecer os autores alagoanos. Desta forma vamos viabilizar nossa nova casa, e fortalecer a cultura e as artes de Alagoas, modernizando uma instituição centenária e guardiã das letras de um estado reconhecido por ter intelectuais de primeira linha da literatura brasileira”, assinalou Carlos Méro, presidente da Academia.

Marcos Kummer, diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, apresentou o projeto de transformar o prédio da Praça Deodoro em um equipamento cultural, com livraria, biblioteca, salão para lançamento de livros e área de lazer e leitura que foi prontamente celebrado pelos acadêmicos. Ele encerrou a reunião, agradecendo aos intelectuais e assegurando que a parceria “vai viabilizar novos projetos e revitalizações, que vão engrandecer as letras alagoanas e permitir que cada vez mais os autores e artistas sejam popularizados e conhecidos”.

A reunião também contou com a presença do vice-presidente da Academia Alagoana de Letras Rostan Lanverly, as acadêmicas e escritoras Mirian Canuto, Yarandir Sarmento, Enaura Quixabeira, Solange Chalita e a secretária executiva da instituição, Emília Carneiro.

Lançamento

Além de celebrar a parceria cultural, durante a reunião realizada nesta quarta-feira (9), os representantes da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e da Academia Alagoana de Letras acertaram os últimos detalhes para o lançamento da nova edição do livro O Mundo do Menino Impossível, do poeta alagoano Jorge de Lima, no próximo dia 24 de agosto, na atual sede da Academia.

O livro traz um dos mais famosos poemas do escritor que marcou sua entrada no movimento modernista brasileiro. Publicado pela primeira vez em 1927, O Mundo do Menino Impossível foi impresso em 300 cópias numeradas, ilustradas pelo próprio autor, colorizadas pelo seu irmão Hildebrando de Lima, também escritor. As ilustrações marcaram ainda o início de sua incursão pelo mundo das artes visuais.

A nova edição de O Mundo do Menino Impossível que será lançada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos mantém a veia infantil da versão original, com novas ilustrações assinadas pela designer Chris K, com traços e estilo mais afinados com linguagem infantil contemporânea. Com este projeto a Imprensa Oficial Graciliano Ramos pretende popularizar a obra de Jorge de Lima, tida como hermética pelos especialistas, iniciando sua leitura entre crianças e adolescentes.