Cidades

Governador e secretário inspecionam obras de grotas na capital

03/08/2017
Governador e secretário inspecionam obras de grotas na capital
Governador Renan Filho durante visita e conversa com moradores de várias grotas de Maceió nesta quinta-feira (3) para vistorias ao Programa Vida Nova nas Grotas. Márcio Ferreira

Governador Renan Filho durante visita e conversa com moradores de várias grotas de Maceió nesta quinta-feira (3) para vistorias ao Programa Vida Nova nas Grotas. Márcio Ferreira

A cada degrau galgado, um aceno, um abraço apertado e muitas palavras de agradecimento. Foi assim que os moradores das comunidades das Piabas e do Ouro Preto receberam o governador Renan Filho e o secretário de Estado dos Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. Eles inspecionaram, na manhã desta quinta-feira (3), as obras do programa Vida Nova nas Grotas, executadas pelo Governo do Estado, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Muito obrigado, governador, por essa iniciativa de beneficiar as comunidades que eram desprezadas. Hoje, a gente vai e volta a hora que quiser. Continue arrumando o nosso lugarzinho”, agradeceu, emocionada, a dona de casa Ângela Maria Gonçalves da Silva, 55 anos, moradora da Grota das Piabas, a primeira a ser visitada.

O Vida Nova nas Grotas já beneficia 26 grotas da capital com obras de infraestrutura e de mobilidade urbana. Quatro intervenções já foram concluídas e entregues às populações. Este ano, o programa vai chegar a 40 comunidades e, até o final de 2018, atenderá todas as 76 grotas de Maceió.

Nas 26 comunidades onde o programa já chegou foram instalados 10 km de escadarias, até o momento. “Só sabe o que significa uma escadaria, uma calçada, uma área de lazer, um corrimão, o cidadão que todo o dia enfrentava uma subida de barro e lama para ir trabalhar e voltar para casa, sobretudo em dias de chuva. Essas dificuldades eram ainda maiores para as crianças e os idosos”, enfatizou o governador.

O secretário Mosart Amaral explica que o programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças ganhou uma dimensão ainda maior com a parceria firmada com a ONU, se transformando no Vida Nova nas Grotas.

“É um programa muito mais abrangente, que envolve não apenas as obras físicas, mas todas as outras ações de segurança pública, de esporte e lazer, de cultura, de microcrédito”, citou Mosart Amaral.

“Esses investimentos mudam, melhoram as vidas das pessoas e de suas comunidades; garantem ainda mais segurança, mais mobilidade urbana e por isso o programa recebeu a atenção especial da ONU. Está relacionado entre os programas mais importantes do país. Essas obras, inclusive, serão referência para a América Latina”, afirmou Renan Filho.

Além de transformar para melhor a vida nas grotas, o programa emprega, como mão de obra, os próprios moradores dessas comunidades. Já são mais de 400 operários contratados para a execução dos serviços de infraestrutura e mobilidade urbana.

“As grotas eram apagadas. Os moradores não tinham esperança de nada. Pra recuperar uma escadaria e construir um corrimão era a maior dificuldade. Esse programa veio para fazer, verdadeiramente, a mudança para quem vive dentro das grotas. E para começar a mudança você começa empregando o pai de família que mora aqui e que estava sem emprego”, destacou o presidente do Movimento de Humanização das Grotas, Róbson Lima.