Geral

EI reivindica ataque em Barcelona que nunca existiu

20/08/2017
EI reivindica ataque em Barcelona que nunca existiu
O líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al Baghdadi (foto: ANSA)

O líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al Baghdadi (foto: ANSA)

Em seu comunicado de reivindicação dos atentados da semana passada na Catalunha, o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) também assumiu a autoria de um ataque a um bar que nunca existiu.

“Com o apoio de Alá, diversos mujahidin [os combatentes da jihad] agiram simultaneamente em duas unidades mirando grupos de cruzados na Espanha na última quinta-feira [17]. O primeiro grupo mirou uma reunião de cruzados com um ônibus em Las Ramblas, Barcelona. […] Depois, eles invadiram um bar com armas leves perto das Ramblas, torturando e matando os cruzados e os judeus que estavam no lado de dentro”, diz a reivindicação.

O comunicado provavelmente se baseou nos rumores de que os autores do atentado nas Ramblas estavam entrincheirados dentro de um bar turco em Barcelona. No entanto, esses boatos foram desmentidos pela polícia da Catalunha poucas horas depois.

Vários dos atentados realizados na Europa nos últimos anos não contaram com a participação da cúpula do Estado Islâmico, mas foram realizados por extremistas inspirados por sua ideologia radical, que se dissemina pelo mundo todo através da internet. (ANSA)