Geral

Sedetur recebe novamente a certificação internacional ISO 9001

20/07/2017
Sedetur recebe novamente a certificação internacional ISO 9001
Helder Lima avalia que certificação reconhece esforços na construção de cultura organizacional. Itawi Albuquerque

Helder Lima avalia que certificação reconhece esforços na construção de cultura organizacional. Itawi Albuquerque

Gestão de qualidade. A partir dessa premissa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) recebeu, nesta quinta-feira (20), a renovação da ISO 9001.

A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização, baseada na satisfação do usuário do produto ou serviço. Para obter a certificação, a instituição deve cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias sistemáticas. Atualmente, cerca de 1 milhão de empresas em mais de 170 países possuem a certificação.

A parte de Desenvolvimento Econômico da Secretaria é certificada desde 2009. Como Sedetur – pasta fundada no Governo Renan Filho com a junção do Desenvolvimento Econômico e Turismo – a instituição possui certificação da ISO 9001 desde 2015.

Durante a auditoria, foram realizadas amostragens em diversos setores da pasta, desde a área meio, a exemplo do setor Financeiro, à área fim, como a Gerência de Design e Artesanato. De acordo com a assessora executiva de Planejamento e Qualidade da Sedetur, Clarissa Galdino, neste ano a Sedetur superou as expectativas da certificação.

“Além da manutenção da certificação da ISO 9001, a auditoria concluiu que a secretaria não tem nenhuma não conformidade, caso raro em auditorias de manutenção”, explicou.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, a certificação é resultado do trabalho em equipe, baseado em uma cultura organizacional arrojada.

“Além da organização dos procedimentos internos, a certificação reconhece os nossos esforços para construção de uma nova cultura organizacional dentro do setor público. Com metas e eficiência nos serviços, que abrem caminho para novas articulações e celeridade dos processos”, disse o secretário.