Geral

Ministério da Saúde e Sesau realizam Oficina sobre Doenças Congênitas

04/07/2017
Ministério da Saúde e Sesau realizam Oficina sobre Doenças Congênitas
Plano representa a segunda etapa das ações desenvolvidas para o cuidado das crianças infectadas pelo herpes e doenças relacionadas ao zika vírus(Fotos: Carla Cleto e Olival Santos)

Plano representa a segunda etapa das ações desenvolvidas para o cuidado das crianças infectadas pelo herpes e doenças relacionadas ao zika vírus(Fotos: Carla Cleto e Olival Santos)

Fortalecer as ações de cuidado à saúde de crianças com infecção congênita associada às sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes e ao zika vírus. Com este objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS) estão promovendo uma oficina, com a participação de técnicos dos municípios de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

O evento teve início nesta segunda-feira (3) e continua nesta terça-feira (4), no auditório do prédio de Pós-Graduação do Centro Universitário Cesmac, localizado na Rua Cônego Machado, bairro Farol, em Maceió.

Como resultado, será elaborado um Plano Estadual, seguindo os eixos definidos pelo Ministério da Saúde, como saúde sexual e saúde reprodutiva, cuidado integral à criança, às famílias e de educação permanente.

Segundo Mônica Macau, técnica em gestão de política pública de saúde do MS, o plano representa a segunda etapa das ações desenvolvidas para o cuidado das crianças infectadas pelo herpes e doenças relacionadas ao zika vírus. “No primeiro processo nós conseguimos identificar essas crianças e, agora, estamos construindo o plano para o cuidado integral também para as famílias”, salientou.

Mônica Macau acrescentou que, por meio da elaboração desse documento, os municípios irão mostrar as deficiências e em que áreas onde o MS poderá ajudar. Dessa forma, ainda de acordo com a técnica em gestão de política pública de saúde do MS, será fortalecida Rede de Atenção, qualificando os profissionais de saúde na assistência a esse público.

De acordo com Renata Bulhões, supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, os cinco municípios foram escolhidos por apresentarem um número alto de casos confirmados para essas doenças. “Em Alagoas temos 163 crianças confirmadas com alguma síndrome relacionada ao herpes ou ao zika vírus, como a microcefalia, por exemplo”, justificou.

Para fazer o diagnóstico e a reabilitação, por meio da estimulação precoce dessas crianças, Alagoas conta com 13 Centros Especializados em Reabilitação (CERs) habilitados. Eles estão localizados em Penedo, Maceió, Santana do Ipanema e Arapiraca.