Geral

Mais de 140 quilos de maconha são apreendidos durante o final de semana

11/07/2017
Mais de 140 quilos de maconha são apreendidos durante o final de semana
Operações garantem o combate ao narcotráfico na capital e no interior de Alagoas. Ascom SSP/Arquivo

Operações garantem o combate ao narcotráfico na capital e no interior de Alagoas. Ascom SSP/Arquivo

A Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e o setor de Inteligência da Polícia Militar realizaram incursões em Maceió e no interior do Estado que resultaram na apreensão de 143 quilos de maconha. As operações ocorreram entre a última quinta-feira (6) e o sábado (8).

As operações em conjunto fazem parte da estratégia da Secretaria de Estado da Segurança Pública (ssp) em sufocar atos criminosos com a retirada do material que abastece o mercado criminoso, além de bloquear novas ações ilegais com a prisão de acusados.

Uma das operações, coordenada pelo delegado de Polícia Civil Gustavo Henrique, foi resultado de aproximadamente dois meses de investigação, com levantamentos da DRN e do Comando de Policiamento da Capital (CPC/PM) que resultaram na expedição de 12 mandados de busca e apreensão pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Uma organização criminosa foi desarticulada e quatro pessoas foram presas. O líder, segundo a polícia, é o reeducando do sistema prisional de Alagoas, Fernando Delfino Lima da Silva, vulgo “Orelha”.

Nessa operação, foram presos em flagrante os acusados de guardar e distribuir drogas Josivan Pereira dos Santos, 46 anos, e a companheira dele, Gilda Silva dos Santos, 30 anos; Max Cavalcante Lins, 30 anos, acusado de vender as drogas, e Thiago Alves da Silva. Este último foi preso em Penedo, com carteira de identidade falsa e 19 quilos de maconha.

“A droga distribuída pela organização era fornecida por um indivíduo de Sergipe. Uma parte ficava em Penedo e a outra era trazida para Maceió”, explicou o delegado Gustavo Henrique. Foram apreendidos ainda dois veículos com os membros da organização.

Em outra operação, coordenada pelo tenente-coronel da Polícia Militar Marlon Araújo, comandante do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha, duas pessoas foram presas em flagrante no município de Porto Real do Colégio. Marcelo de Melo Alves, de 32 anos, e Fernando Leão Nunes, 38 anos, foram presos trazendo 103 quilos de maconha do Estado de Sergipe para Alagoas.

“Sabíamos de um carregamento que viria para Maceió e ficamos à espera. No momento certo, fizemos a abordagem, prendemos os criminosos em flagrante e apreendemos o carregamento da droga”, relatou o comandante do BPRp.

As operações tiveram a participação de policiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC), do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, do Estado Maior Geral da Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais (BOPE), 11º Batalhão de Polícia Militar, Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) e Operação Litorânea (Oplit).​