Geral

Julho Amarelo: Prefeitura de Palmeira intensifica combate às hepatites virais

10/07/2017
Julho Amarelo: Prefeitura de Palmeira intensifica combate às hepatites virais
Realização dos testes está sendo intensificada com palestras em Palmeira, para que as pessoas saibam o que são essas doenças e conheçam o programa de prevenção (Foto: globo.com)

Realização dos testes está sendo intensificada com palestras em Palmeira, para que as pessoas saibam o que são essas doenças e conheçam o programa de prevenção (Foto: globo.com)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus da hepatite dos tipos  B e C. Cerca de 3 milhões de brasileiros estão infectados pelo tipo C e não possuem conhecimento que portam o vírus. O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio, quando a doença já está em estágio avançado.

No mês de julho, batizado de Julho Amarelo, as ações são ampliadas e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/AIDS, intensifica as ações de prevenção, com a realização de palestras em salas de espera, panfletagem, distribuição de preservativo e testes rápidos para detecção dos vírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas escolas da rede estadual e municipal de Palmeira que atendem alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Também serão realizados exames de elastografia hepática por Fibroscan em usuários que já haviam feito o teste e foram detectados com algum tipo de hepatite.

O Dia “D” das Hepatites é lembrado nacionalmente em 28 de julho, mas em Palmeira a ação acontecerá no dia 27, na Praça da Independência, em parceria com as UBS’s Centro e Oásis I e II.

“Estamos fazendo este chamamento para que as pessoas procurem seu posto de saúde, façam o teste rápido e se previnam. Os testes rápidos são realizados de forma segura e sigilosa e a Secretaria presta todo o suporte para aqueles cujo resultado seja positivo. Este mês, estamos intensificando a realização dos testes, fazendo palestras para que as pessoas saibam o que são essas doenças e conheçam o Programa”, salienta Myria Sá, gerente do Programa IST/AIDS.

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV).  Náusea, vômitos, mal-estar, dor-de-cabeça, e perda do apetite são os sintomas mais frequentes na fase inicial da doença. Urina escura e fezes esbranquiçadas antecedem a fase ictérica (pele e olhos amarelados) que, em geral, coincide com alteração das provas de função hepática.

Confira o cronograma das ações que acontecerão em Palmeira:

AÇÕES: PALESTRAS, SALA DE ESPERA, PANFLETAGEM

11/07 – usuários do CAPS Osvaldo Cruz

17/07 – usuários do CAPS AD

18/07 – Centro de Especialidade Médicas (CEPI)

REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE HEPATITE B e C, SÍFILIS E HIV NAS ESCOLAS (testes realizados apenas com alunos maiores de 18 anos)

06/07 – Escola Estadual Humberto Mendes

REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE HEPATITE B e C NAS ESCOLAS (os testes serão realizados no período noturno e apenas com alunos maiores de 18 anos)

12/07 – Escola Estadual Monsenhor Macedo

19/07 – Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia

26/07 – Escola Municipal Profª Marinete Neves

28/07 – Escola Municipal Drº Gerson Jatobá Leite

DIA D NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (realização de palestras em sala de espera, entrega de panfletos, realização de testes rápidos)

10/07 a 14/07 – UBS Denilma Bulhões

13/07 – UBS Vila Maria

17/07 – Sítio Moreira (UBS Coruripe da Cal)

17/07 – UBS Oasis I

18/07 – UBS Coruripe da Cal

18/07 – UBS Boa Sorte

19/07 – UBS Algodãozinho

19/07 – UBS Boa Vista

19/07 – UBS Centro – Bar Pingo de Ouro

19/07 – Serra de São José (UBS Serra da Mandioca)

24/07 – UBS Vila João XXIII

25/07 – UBS Canafístula

25/07 – UBS Bonifácio

25/07 – UBS Oásis II

25/07 – UBS Eucalipto

26/07 – UBS Salgada

26/07 – UBS Caraíba Torta

26/07 – UBS São Cristóvão I

26/07 – UBS Serra da Mandioca

26/07 – UBS São Cristóvão II

27/07 – UBS Xucurus

 

27/07 – UBS São Francisco

 

02/08 – Sítio Lavras (UBS Serra da Mandioca)