Geral

Hospital Regional torna-se referência como campo de estágio curricular

27/07/2017
Hospital Regional torna-se referência como campo de estágio curricular

Principal hospital da Região Agreste e Baixo São Francisco, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tornou-se referência estadual atuando como campo de estádio curricular.

Cerca de 180 estudantes vindos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Cesmac e das escolas técnicas Ceproal e Santa Bárbara são cadastrados todo semestre, em regime de rodízio.

Através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que foi criado há pouco mais de um ano, os estagiários, supervisionados pelos próprios professores das instituições, conhecem dia a dia o trabalho desenvolvido no hospital pelos profissionais de saúde de diversas áreas.

Para poder iniciar o estágio, o estudante deve apresentar o termo assinado pelas partes, cartão de vacina e seguro de vida solicitado pela universidade.

O coordenador do NEP, o enfermeiro Jean Marinho Vital, disse que o espaço oferecido pelo HR é importante para o aprendizado dos futuros profissionais e também para o próprio hospital, que ganha em melhoria na qualidade do atendimento.

“Esses estágios tornam-se uma via de mão dupla, onde todos ganham, principalmente os pacientes. Tudo isso com o objetivo de prestar um atendimento humanizado e de qualidade para a população. Tenho certeza que o hospital regional está contribuindo para que, em um futuro próximo, essa mão de obra capacitada entre no mercado de trabalho prestando atendimento de qualidade para nossa região”, explicou.

Segundo o diretor médico do hospital, Ulisses Pereira, o fortalecimento do campo de estágio se deve ao crescimento do HR, que atende em urgência e emergência pacientes clínicos de várias partes do Estado.

“Por sermos a única opção de atendimento desse povo, torna-se um desafio ainda maior para os estudantes, que aprendem na prática o que é ensinado nas universidades. Por isso, acreditamos que eles nunca vão esquecer do hospital”, comentou o médico, acrescentando que o estágio também colabora com o paciente, pois o estudante é estimulado a cuidar e dar uma maior assistência.