Geral

Governo concede 74 títulos de propriedade a pequenos produtores rurais

11/07/2017
Governo concede 74 títulos de propriedade a pequenos produtores rurais
Títulos de propriedade possibilitam o acesso a linhas de crédito melhoram as condições de trabalho no campo. Thiago Sampaio

Títulos de propriedade possibilitam o acesso a linhas de crédito melhoram as condições de trabalho no campo. Thiago Sampaio

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, assinou nesta terça-feira (11) mais 74 processos concedendo novos títulos definitivos de propriedades para famílias de pequenos agricultores. Os documentos foram preparados pelo Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) e pela Seagri e encaminhados para o Gabinete Civil de Governo.

Em mais uma etapa, passam a ser beneficiadas famílias de pequenos agricultores dos municípios de Murici, Messias, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Novo Lino e Flexeiras, que serão contemplados de forma gratuita dos títulos de terras.

Como explica o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a concessão de títulos de terras é uma das prioridades do governador Renan Filho e visa dar condições de vida para que as famílias agricultoras permaneçam no campo.

“Com isso, o Governo oferece condições para dar oportunidade para os pequenos produtores rurais ampliarem seus negócios, sem terem que sair de sua terra natal”, afirmou o secretário.

Segundo Álvaro Vasconcelos, com os títulos, os agricultores podem obter crédito bancário e trabalhar com mais tranquilidade, com maiores e reais oportunidades de lucro.

Antes da emissão dos títulos, o Iteral, por meio de empresa licitada, desenvolve no campo um trabalho minucioso de medição dos lotes e de coleta de informações, com verificação nos cartórios de imóveis.

Além de linhas de financiamentos, as famílias que vão receber os documentos também terão a possibilidade de inclusão nos demais programas sociais dos governos estadual e federal. Por outro lado, com a posse dos títulos, os agricultores podem, inclusive, pleitear aposentadoria, já que o documento serve como comprovante do trabalho no campo.

Os novos títulos definitivos de propriedade aos pequenos produtores serão entregues pelo governador Renan Filho.