Geral

Em parceria com o IMA Semarhpi realiza ações de fiscalização, em Palmeira dos Índios

27/07/2017
Em parceria com o IMA Semarhpi realiza ações de fiscalização, em Palmeira dos Índios

20401219_1565446900198960_289368402_n (1)

Após receber denúncias anônimas de esvaziamento de lagoa, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) realizou ontem (26) uma ação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) em uma lagoa próxima às margens da BR 316, que dá acesso ao município. No local, um homem foi pego em flagrante no corte de árvore, com motosserra sem registro junto ao órgão competente. Ele foi autuado, a máquina apreendida e o proprietário do terreno foi intimado a comparecer ao IMA para prestar esclarecimentos.

A multa aplicada pela infração do uso da motosserra sem o registro foi de R$ 1.000 (mil reais). Para reaver o equipamento, o proprietário precisa primeiro pagar a multa, cadastrá-la no site do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e depois registrar no IMA. A Semarhpi aproveitou o momento para fazer orientações de educação ambiental, explicar que os equipamentos devem ser registrados e que para fazer o corte de árvores também é preciso ter autorização.

De acordo com a secretária da Semarhpi Anna Luísa França as orientações servem para outras pessoas que também fazem o uso de motosserras sem registro. “Muitas vezes a motosserra fica abandonada no IMA porque as pessoas não têm nota fiscal. Neste caso, o proprietário tem a nota e vai fazer o registro. Explicamos tudo a ele, que disse que entendeu e vai regularizar a situação. É melhor do que levar uma multa de mil reais. Achei muito importante a presença do órgão ambiental estadual para nos apoiar nesta ação, averiguando a situação de imediato e tomando as providências cabíveis. Este tipo de parceria é muito importante para nós”, disse a secretária.

Qualquer denúncia contra crimes ambientais pode ser registrada no aplicativo do IMA ou na Semarhpi, localizada na sede da Prefeitura de Palmeira dos Índios.