Geral

Seplag divulga pesquisa especial com preços de produtos juninos

21/06/2017
Seplag divulga pesquisa especial com preços de produtos juninos
Seplag divulgou pesquisa especial com preços de produtos juninos. Divulgação

Seplag divulgou pesquisa especial com preços de produtos juninos. Divulgação

O tradicional mês das festas juninas já chegou e, com o intuito de ajudar os maceioenses na hora da compra de produtos típicos da época, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), divulgou, por meio do Índice de Pesquisa ao Consumidor (IPC), uma pesquisa especial com coletas de preços dos itens mais procurados para o São João.

De acordo com o levantamento, que analisou o comportamento inflacionário de acessórios, roupas características do período, comidas típicas, fogos de artifício e o milho, o consumidor deverá pesquisar bastante caso queira economizar na hora da compra. Isso porque, os números mostram que, neste ano, os preços subiram, quando comparado com o ano de 2016.

No grupo dos acessórios, por exemplo, a pesquisa revelou que o produto com a maior variação foi a bandeirola, com aumento de 81,82%. Em seguida, percebe-se que as miniaturas de espantalho e a tiara registram índices de 42,86% e 19,67%, respectivamente.

“De modo geral, percebe-se que todos os produtos retratados neste grupo tiveram variações significativas, quando comparados com o mesmo período de 2016. Isso se deu, principalmente, por conta da lei da oferta e procura. Como a demanda por estes produtos é relativamente baixa durante outras épocas do ano, é normal que os seus preços apresentem maior variação com a proximidade das festas juninas“, explica o supervisor de Pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio.

O levantamento também apontou as variações nos itens mais comuns de vestuário, como blusas e afins. Verificou-se que a blusa xadrez masculina adulta foi o produto que teve maior aumento, registrando 50,00%, seguido pelo item vestido adulto (22,74%) e blusa xadrez infantil (20,45%).

No caso dos fogos, a chuvinha e foguete apresentaram quedas de 20,69% e 1,97%, respectivamente. Os demais fogos de artifício pesquisados apresentaram variações positivas, com destaque para os itens coqueirinho (66,67%) e chuveirão (40,00%).

Comidas típicas

Dentre os produtos mais demandados nesse período, ressalta-se que a maior alta ficou por conta do leite condensado (44,41%), cujo preço médio registrado foi de R$ 5,65. Os itens manteiga, cravo e bolo também apresentaram grandes variações, alcançando aumentos de cerca de 20,00%.

Por sua vez, a mão do milho, um dos itens mais consumidos na época, apresentou aumento de 14,29%. Quando comprado à meia mão, no entanto, o produto registrou índice de 11,11%.

“Mesmo verificando que o consumidor maceioense gastará mais na hora das compras, é preciso ressaltar a importância cultural da época para estados como Alagoas. Em geral, as festividades juninas são importantes também por conta da movimentação econômica advinda do aumento no fluxo de turistas que vêm prestigiar as festividades, movimentando hotéis e bares da cidade”, completa Sinésio.