Cidades

Parlamentares aprovam doação de terreno para construção de Hospital em Delmiro

29/06/2017
Parlamentares aprovam doação de terreno para construção de Hospital em Delmiro
Vereadores aprovam doação de terreno para construção de Hospital

Vereadores aprovam doação de terreno para construção de Hospital

Os parlamentares delmirenses aprovaram na reunião desta quinta-feira (29), o Projeto de Lei do Executivo que prevê a doação de terreno para o Governo do Estado para construção do Hospital Regional de Delmiro Gouveia. Estiveram presentes à reunião o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), e os vereadores Francisco de Assis Pereira (Kinho), Marcos Costa, Geraldo Xavier, Daniel Marques, Carlos Roberto Correia (Cacau) e Raimundo Valter (Casagrande).

O terreno, que mede cerca de 3,3 hectares, está localizado no Bairro Bom Sossego e abrigará uma unidade de saúde estadual que atenderá a demanda dos munícipes e demais moradores dos municípios do Alto Sertão. A notícia de construção do Hospital Regional foi divulgada pelo governador Renan Filho em visita à Delmiro no dia 8 de maio.

Na oportunidade, o governador e os vereadores visitaram a área, onde ele afirmou que quer dar celeridade à obra. “Vamos fazer aqui o mesmo hospital que faremos em Porto Calvo, onde já publicamos a licitação. Quero, nos próximos meses, estar com essa unidade de Delmiro em obras, que representará o resgate histórico da principal demanda das pessoas local, que é por saúde”, declarou o governador. “A abertura da UPA de Delmiro já foi um alento, o Hospital de Santana ajuda, mas Delmiro tem que ter um hospital próprio, com mais de cem leitos, com UTI, com nefrologia, com atendimento para crianças e idosos e com todos os tipos de exames por imagem porque, aí sim, a cidade vai estar dotada da infraestrutura necessária para atender as pessoas”, completou.

Parceiro da Lixeira

Ainda durante a reunião os parlamentares aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei do vereador Daniel, que institui o Programa Parceiro da Lixeira. A proposição prevê a parceria entre o município e empresas privadas, entidades sociais, ou pessoas físicas para instalar lixeiras nos logradouros públicos com direto à publicidade. “Por meio da Parceria Pública Privada (PPP), o setor privado poderá contribuir com a limpeza da cidade e, consequentemente, com o meio ambiente. Por meio de outra proposição solicitei ao Executivo a colocação de lixeiras no município, mas devido às dificuldades e a crise que o município enfrenta, entendi que por meio de parcerias poderíamos resolver essa questão e por isso apresentei o Programa Parceiro da Lixeira. Agradeço aos meus colegas a aprovação e espero que o Executivo realize a implantação”.

Daniel falou ainda sobre o seu requerimento que solicita ao chefe do Poder Executivo justificativa referente ao atraso de três meses no pagamento de veículos locados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Recebi reclamações dos proprietários de veículos que não recebem o pagamento há três meses e em apoio a esses prestadores de serviços apresentei o requerimento para que isso que está acontecendo possa ser esclarecido”, falou Daniel.

O vereador Cacau também ressaltou que tinha sido procurado pelos prestadores de serviço com a mesma reclamação. “Os proprietários dos veículos vivem e mantêm suas famílias com esses recursos então temos que cobrar esse pagamento. Soube também que uns estariam recebendo e outros não, o que não é justo, porque está havendo discriminação. Se está atrasado, que atrasem o de todos, e não de alguns apenas”, falou Cacau.