Cidades

Municípios afetados pela chuva seguem recebendo assistência de servidores voluntários

02/06/2017
Municípios afetados pela chuva seguem recebendo assistência de servidores voluntários
Servidores da Seades estão comprometidos com a força-tarefa organizada pelo Governo do Estado para ajudar as vítimas das chuvas. Ascom

Servidores da Seades estão comprometidos com a força-tarefa organizada pelo Governo do Estado para ajudar as vítimas das chuvas. Ascom

Os servidores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) estão comprometidos com a força-tarefa organizada pelo Governo do Estado, por meio do Gabinete de Crise, criado para prestar a devida assistência as vítimas da chuva. Cerca de 20 voluntários fazem parte da força-tarefa que conta com 400 servidores estaduais.

Entre a quinta e sexta-feira, as equipes da Seades estão percorrendo os municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Cajueiro, Chã Preta, Satuba, Viçosa, Japaratinga, São Luis do Quitunde e Atalaia, auxiliando na distribuição de donativos e cadastramento das famílias atingidas.

Em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió e um dos municípios mais atingidos, a força-tarefa da Seades preparou uma equipe de servidores municipais para atuar no regime de plantão, identificando as necessidades prioritárias e realizando a triagem das vítimas, de acordo com o grau de vulnerabilidade que se encontram neste momento.

“Nós orientamos a gestão da assistência social do município a colocar dois servidores em cada um dos abrigos, essas pessoas serão responsáveis por coletar as informações das famílias e orientá-las quanto aos próximos passos. Com isso poderemos quantificar os moradores que estão desabrigados e desalojados e conhecer a realidade de cada família, para que possamos direcionar as ações a favor deles”, explica a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, Renata July.

O secretário Fernando Pereira também participou in loco da força-tarefa. Acompanhado da secretária Executiva da pasta, Morgana Tavares, Pereira percorreu os municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Atalaia e Jacuípe observando o levantamento que está sendo realizado pelos voluntários da secretaria e visitando, ao lado dos prefeitos municipais, bairros e famílias afetadas pelas chuvas e enchente dos rios.

“Seguimos a orientação do Governador Renan Filho e estamos com equipes espalhadas em todo o Estado, auxiliando no que for necessário para que essa situação melhore e possamos junto às prefeituras, recuperar a dignidade e cidadania dessas pessoas”, disse Pereira.

Até o momento, segundo o ultimo boletim divulgado nesta quinta-feira (1) pelo Corpo de Bombeiros e Coordenação Estadual da Defesa Civil, o total de pessoas afetadas pelas chuvas é de 14.923. Ainda de acordo com o boletim, 31 cidades alagoanas foram atingidas.