Cidades

Marechal: Prefeito Cacau cobra ações rápidas para escolas atingidas pelas chuvas

09/06/2017
Marechal: Prefeito Cacau cobra ações rápidas para escolas atingidas pelas chuvas
Prefeito pediu ações rápidas para normalizar a situação das unidades educacionais, e questionou sobre o que seria feito em escolas que foram construídas em áreas de risco

Prefeito pediu ações rápidas para normalizar a situação das unidades educacionais, e questionou sobre o que seria feito em escolas que foram construídas em áreas de risco

O prefeito Cláudio Filho Cacau participou da solenidade de assinatura da liberação de recurso para a recuperação das escolas danificadas pelas chuvas no Estado e cobrou do ministro da Educação, Mendonça Filho, ações rápidas para as escolas atingidas. O evento foi realizado no Palácio República dos Palmares, na tarde desta quinta-feira (08).

Convidado a fazer parte da frente de hora, em seu discurso, o prefeito relatou os estragos causados pelas chuvas no município na última semana, quando entre outros prédios públicos, diversas escolas foram inundadas ou alagadas devido as cheia das lagoas Manguaba e Mundaú. Além disso, várias escolas, que não foram atingidas diretamente pelo volume de chuvas, precisaram ser ocupadas por famílias que ficaram desabrigadas e desalojadas.

“Tivemos sete escolas que sofreram danos com as chuvas. Algumas foram completamente inundadas e outras alagadas, perdendo mobília e todos os materiais que estavam nestas escolas. Chegamos a ter treze escolas usadas como abrigos e hoje ainda temos seis. Conseguimos fazer um trabalho de volta para casa com as famílias, mas ainda temos cinquenta e cinco famílias nas escolas municipais”, relatou o prefeito.

Ainda em seu discurso, o prefeito pediu ações rápidas para normalizar a situação das unidades educacionais, e questionou sobre o que seria feito em escolas que foram construídas em áreas de risco.

“Temos em Marechal Deodoro escolas que foram construídas há muitos anos na beira das lagoas e que ficaram inundadas. Estas escolas serão relocadas para áreas seguras ou reformadas no mesmo local, correndo o risco de inundarem de novo? A vinda do ministro Mendonça Filho é um passo muito importante, mas precisamos ter ações rápidas para que a gente posar dar uma resposta a quem tá precisando, retornar as aulas e não prejudicar os estudantes”, disse o prefeito, ressaltado que no município o recesso escolar foi antecipado, mas que nos próximos dias acaba. O prefeito agradeceu ainda ao governado do Estado, Rena Filho, pelo apoio durante ao município e trabalho realizado em parceria.

Durante o evento, o ministro Mendonça Filho anunciou que serão liberados R$ 18 milhões para recuperar escolas públicas prejudicadas de todo o Estado, sendo R$ 12 milhões para as escolas municipais. Além disso, em resposta ao questionamento do prefeito Cacau, o ministro explicou que a prioridade será regularizar o funcionamento das escolas para o retorno das aulas e que, o próximo passo será a avaliação dos projetos para a retirada as escolas das áreas de risco.
A solenidade contou com a presença do governador Renan Filho, técnicos do FNDE, do secretário de Educação de Marechal Deodoro e presidente da Undime, Marcelo Beltrão, do prefeito de Pilar e representante da AMA, Renato Rezende, além de prefeitos, secretários de educação e outras autoridades.