Cidades

Júlio Cezar se reúne com Coordenação Nacional de Urgência e Emergência do MS, em Brasília

21/06/2017
Júlio Cezar se reúne com Coordenação Nacional de Urgência e Emergência do MS, em Brasília

O prefeito Júlio Cezar esteve ontem (20), em Brasília, em audiência com o coordenador-geral de Urgência e Emergência Marcelo Oliveira Barbosa, do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência da Secretaria de Atenção à Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). A pauta de discussões envolveu os problemas enfrentados na rede de urgência e emergência de Palmeira dos Índios, que incluem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional Santa Rita.

Na ocasião, Júlio Cezar solicitou a Marcelo Oliveira que uma equipe do Departamento visite Palmeira para fiscalizar, ajustar e reorganizar de perto a assistência, e também conversar com os prestadores de serviço da rede de saúde do município.

O prefeito também solicitou, se for possível, a mudança de classificação da UPA do porte 2 para o 3, além da contratação de outros profissionais da área médica para melhorar e reforçar a prestação de serviços ofertados à população na região. Uma UPA de porte 3 tem o mínimo de 15 leitos de observação, com capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia e abrange uma população de 200 mil a 300 mil habitantes. A UPA de Palmeira é porte 2 mas atende, além da população palmeirense, um total de oito municípios. No mês de maio, a Unidade atendeu mais de cinco mil pacientes.

A coordenação do MS já tem conhecimento dos problemas enfrentados por Palmeira na área da saúde, e está preocupada devido aos últimos problemas ocorridos na cidade, nos últimos dias, inclusive com mortes. “Eles estão monitorando tudo isso e pediram para serem notificados, oficialmente, de toda a situação. Estamos pedindo essa parceria com a coordenação nacional das Upas para que possamos corrigir as falhas e a nossa UPA possa prestar um serviço, que por portaria tem que prestar, com qualidade e com melhor assistência à população. Este é um momento importante e já vamos oficializar tudo e aguardar a decisão deles, a partir de agora. Conversamos muito sobre os problemas que nós temos enfrentado em Palmeira e a coordenação vai nos ajudar na organização dos serviços da rede, principalmente dos serviços de saúde da UPA e do Hospital Santa Rita”, afirmou o prefeito.

O procurador-geral do município Marcondes Oliveira e o controlador-geral Klenaldo Oliveira também participaram da audiência. Hoje (21), a agenda do prefeito segue em Brasília, com outras reivindicações, principalmente junto à bancada federal.