Geral

Governo investe nas UPAs de Maceió e atende mais de 271 mil pessoas

26/06/2017
Governo investe nas UPAs de Maceió e atende mais de 271 mil pessoas
Abertura das unidades garantiu maior resolutividade para os casos mais simples de urgência e emergência(Fotos: Carla Cleto)

Abertura das unidades garantiu maior resolutividade para os casos mais simples de urgência e emergência(Fotos: Carla Cleto)

Investir na melhoria e na ampliação dos serviços de saúde em Alagoas é uma das prioridades do Governo do Estado para que o cidadão tenha um atendimento humanizado e de qualidade. E com este propósito, mensalmente são destinados recursos estaduais para a manutenção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió, localizadas nos bairros do Benedito Bentes e Trapiche, garantindo serviços de saúde para 271.698 alagoanos.

Após um ano da inauguração da UPA do Trapiche foram atendidas, até o mês de maio, 151.882 pacientes, solucionando casos de urgência e emergência de clínica médica, pediatria, odontologia e ortopedia. No mesmo período, a unidade de saúde situada no Benedito Bentes, parte alta da capital, acolheu 119.816 pessoas em sua estrutura, que também é de tipo III, e possui aparelhos de raios-X, eletrocardiogramas, laboratório de exames e leitos de observação.

Cristina Calado, gerente de Atenção Pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), explicou que também chegam casos de alta complexidade, como infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Com a abertura das unidades conseguimos dar uma grande resolutividade para os casos mais simples, como fraturas, pressão e febre alta e cortes. As UPAs também estão preparadas para atender os casos de infartos e de AVC, com a estabilização dos pacientes, para, em seguida, encaminhá-los para o Hospital Geral do Estado”, reforçou a gerente.

Situações Inusitadas

Depois de receber uma ligação, dizendo que haviam sequestrado a filha dela, a senhora Maria José do Nascimento, 73, começou a passar mal e foi encaminhada para a UPA do Benedito Bentes, unidade de saúde mais próxima do bairro do Salvador Lyra, local onde reside.

“Quando minha mãe recebeu o trote de que tinham me sequestrado, eu estava no trabalho. Ela tomou um baita susto, ficou muito nervosa, e a pressão arterial acabou subindo, chegando a 26 por 13. Os profissionais aqui da UPA nos atenderam muito bem e foram atenciosos com a minha mãe. A pressão foi estabilizada e ela ficou em observação até terem certeza de que ela estava melhor”, contou Denise Bezerra, 51, filha da dona Maria José.

Outra situação incomum foi o caso do senhor Manoel Francisco dos Santos, 76, morador de São Luiz do Quitunde, que precisou dos serviços da unidade do Benedito Bentes após cair de moto, quando estava indo visitar a filha aqui na capital.

“Eu estava na garupa e meu filho pilotando a motocicleta, quando passei mal e acabei caindo. Ainda tentei avisar ao Denis, mas ele não escutou. Nós sempre ouvimos falar bem do atendimento aqui na UPA, então viemos e não nos arrependemos. O atendimento foi rápido; os médicos fizeram alguns exames e providenciaram logo os curativos e agora estamos indo para a casa da minha filha Rozangela”, relatou o agricultor aposentado.

Recursos Estaduais

As unidades são mantidas com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal. O Ministério da Saúde (MS) destina 50% do total e a Sesau e as secretarias municipais de Saúde arcam com 25% dos custos cada uma.

No caso da UPA do Benedito Bentes, o Governo de Alagoas garante 75% do custeio mensal, pagando os 50% que deveria ser pago pelo MS, e mais 25% da cota estadual, os outros 25% são recursos da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Outras duas UPAs foram inaugurados pela administração estadual no interior de Alagoas, uma em Maragogi e outra em São Miguel dos Campos.