Geral

Esmal promove o afeto entre gerações com campanha ”Adote um idoso”

14/06/2017
Esmal promove o afeto entre gerações com campanha ”Adote um idoso”

Quase 30 senhores com idades entre 60 e 95 anos vivem no Abrigo São Vicente de Paulo, localizado no bairro Bom Parto, em Maceió. Para eles, os dias passam sem grandes novidades, rotina que é quebrada quando as visitas aparecem e eles podem contar suas histórias e ampliar o contato com o mundo externo. Foi o que aconteceu nesta terça-feira (13), dia de Santo Antônio, quando os idosos receberam estudantes da Escola Municipal Antídio Vieira para uma verdadeira festa junina, com bastante música e afetividade.

A ação foi promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), que, em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), lançou a campanha ‘Adote um idoso’. Com ela, os educadores da escola Antídio Vieira irão apadrinhar os acolhidos, escrevendo cartas para eles e doando materiais de higiene, limpeza, alimentos e outros itens. Os idosos, por sua vez, poderão expressar como se sentem com o carinho recebido também por meio de cartas, que serão redigidas pelos alunos da escola.

“Hoje fizemos uma atividade de sensibilização, mostramos para os jovens como a vida no abrigo é difícil, já que os idosos muitas vezes lidam com problemas de saúde, com o abandono da família e dos amigos”, explicou Luzia Rodrigues, representante do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), eixo de trabalho da Esmal que executa a campanha.

Igor José da Silva, de 15 anos, é um dos estudantes que vai participar da campanha. “Estou ansioso”, disse. “Quase não tenho contato com idosos na minha família, mas sei que temos muito a aprender com eles. É muito emocionante conversar com o pessoal do abrigo, algumas vezes eles falam dos filhos e logo começam a chorar. Quero vir aqui sempre e mostrar que estou disponível, que posso ouvi-los e ser amigo deles”, garantiu.

O senhor José Domingos da Silva vivia sozinho na cidade de Maribondo, auxiliado por vizinhos, e há dois anos foi encaminhado para o abrigo. Prestes a completar 69 anos, lembra com alegria dos tempos em que era motorista de ônibus e caminhões, o que, segundo ele, fez com que conhecesse o país quase “de ponta a ponta”.

“Acho que sou uma das pessoas que está aqui há mais tempo. Vejo os colegas entrando e saindo, mas eu fico aqui. Gosto quando está assim, animado. É bom ver gente diferente, apesar de a turma do abrigo ser muito legal também”, falou José Domingos. Depois foi cantarolar baixinho as músicas de Luiz Gonzaga que embalavam a festa.

Como apoiar   

Quem desejar ajudar o Abrigo São Vicente de Paulo deve entrar em contato através do telefone (82) 3326-2524. No momento, eles precisam de material de limpeza e de higiene pessoal, fraldas, alimentos e luvas para os técnicos e enfermeiros.

“Os bens materiais serão sempre bem-vindos, porém uma das formas mais grandiosas de apoiar essas pessoas  é com a doação do tempo, da presença e do carinho. Os acolhidos raramente recebem visitas de familiares, o que faz com que eles se sintam desvalorizados. Eles ficam muito emocionados com ações como a de hoje”, relatou Sônia Alves, assistente social do abrigo.