Alagoas

Alagoas terá Hospital de Campanha para atender vítimas das enchentes

01/06/2017
Alagoas terá Hospital de Campanha para atender vítimas das enchentes
Local escolhido para instalação do Hospital de Campanha fica a 20 km do Centro de Marechal e Pilar, e a 30 km do Centro de Atalaia. (Fotos: Carla Cleto)

Local escolhido para instalação do Hospital de Campanha fica a 20 km do Centro de Marechal e Pilar, e a 30 km do Centro de Atalaia. (Fotos: Carla Cleto)

Graças à parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, o Hospital de Campanha do Exército será instalado entre Marechal Deodoro e Pilar, com fácil acesso à cidade de Atalaia, municípios mais castigados pelas chuvas nos últimos dias.

A estrutura móvel que vai atender as vítimas da enchente será montada no início da próxima semana, no Polo Industrial de Marechal Deodoro, na antiga fábrica Jaraguá.

O local escolhido para estruturar os 10 módulos do Hospital de Campanha, que estão sendo deslocados de Recife, em Pernambuco, fica distante cerca de 20 km do Centro de Marechal e Pilar, e a 30 km do Centro da cidade de Atalaia.

O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, exalta a importância da parceria firmada com o Exército Brasileiro, neste momento de dificuldade que os alagoanos estão enfrentando, em especial nos serviços de saúde.

“Estamos fazendo uma força-tarefa, com os governos estadual, federal e municipal trabalhando unidos para que todas as pessoas que necessitem dos serviços de saúde sejam atendidas. E o Hospital de Campanha do Exército irá nos dar esse suporte durante esse período pós-chuva, onde as doenças de veiculação hídrica começam a surgir”, destaca Christian Teixeira.

De acordo com o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Carlo Endrigo Nunes, o hospital possui uma área total de 900 m², com uma capacidade de abrigar até 24 leitos de enfermaria, garantindo a assistência à população dos três municípios. “Nós estamos deslocando uma equipe com 36 profissionais, sendo seis médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, para atender principalmente os casos de diarreia aguda, leptospirose, hepatite A e as infecções respiratórias nos idosos”, salientou.

“O Hospital de Campanha ficará instalado em Alagoas até quando as equipes de saúde dos municípios consigam se reestruturar e reestabelecer as condições normais dos atendimentos à população”, finalizou Carlo Endrigo Nunes.

Para agilizar e tornar o trabalho do Hospital de Campanha mais efetivo, será feita uma triagem pelos profissionais da Atenção Básica em cada município. Com isso, os casos considerados mais graves serão direcionados até a unidade montada pelo Exército.

Os pacientes que forem atendidos na estrutura modular do Exército e necessitarem de um internamento mais longo poderão ser encaminhados para os leitos do Hospital Geral do Estado (HGE) ou do Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), nos casos de doenças infectocontagiosas.