Geral

Programa de Gestão de Competências capacita servidores para nova etapa do projeto

26/05/2017
Programa de Gestão de Competências capacita servidores para nova etapa do projeto

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realiza, nos dias 29, 30 e 31 deste mês, nova etapa do Programa de Gestão de Competências, que visa mapear aptidões dos servidores do Judiciário. Os participantes serão treinados na aplicação de questionários, buscando conhecer as competências técnicas dos profissionais de suas unidades e setores. As capacitações ocorrerão no Auditório 2 do TJ/AL.

    Na segunda-feira (29), das 8h às 12h, o treinamento será com servidores do 1º Grau de algumas unidades da Capital e do interior. Já na terça-feira (30), também das 8h às 12h, participarão servidores dos setores administrativos do 2º Grau. Nesse mesmo dia, das 14h às 18h, serão treinados os que atuam nos gabinetes e nas Câmaras. Na quarta-feira (31), das 14h às 18h, a capacitação envolverá servidores de outros setores.

    O consultor da empresa Leme Consultoria ministrará o treinamento de inventário de competências técnicas aos servidores para que eles apliquem os questionários em suas unidades e depois repassem as informações obtidas. “Os servidores aprenderão a técnica de coleta, do que trata a gestão de competências, já que para muitos será o primeiro contato com o projeto, além da metodologia a ser utilizada, para que eles retornem e façam a coleta dos dados”, explicou o gestor do projeto, Cleiton Falcão.

    Ainda segundo ele, o questionário busca saber o conhecimento necessário para que o servidor realize seu trabalho. “O questionário permite saber o que o servidor precisa ter de conhecimento, pois não podemos tomar decisões sobre monitoramento, capacitação e outras demandas sem essas informações. Com esse mapeamento, vamos identificar o que ele precisa saber, o que tem de conhecimento e o que falta para chegar no ideal da função que desempenha”, explicou o gestor do projeto.

    Duas semanas após o treinamento, haverá um plantão para tirar as dúvidas que eventualmente surgirem no período de aplicação do questionário. Nesta etapa, não foram convocados os servidores de todas as unidades. Novas convocações ocorrerão à medida que o programa avance.