Geral

PCJE leva estudantes para conhecer a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos

11/05/2017
PCJE leva estudantes para conhecer a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos

“Uma conexão bem forte, fez o meu pensamento ir longe”, revelou a estudante Liedja Oliveira, de 14 anos, sobre como se sentiu ao visitar a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos pela primeira vez. Liedja estava entre os 36 alunos do 9º ano da Escola Municipal Antídio Vieira que participaram do projeto Bibliotour desta terça-feira (9).

No projeto, que é uma ação fixa da biblioteca estadual, os jovens realizam uma visita guiada pelo espaço, conhecem o acervo de todos os ambientes, apreciam obras de arte, aprendem sobre a história do local, lêem poesias de escritores alagoanos. Esta edição do passeio cultural foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), eixo de atividades da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal).

Para a servidora do PCJE, Ana Valéria Moura Pitta, o caráter lúdico da visita desperta o interesse dos jovens para a literatura e para as artes em geral. “Uma passeio como esse, que para muitos pode ser considerado um programa trivial, pode ser o grande ponto de mudança na vida de um desses adolescentes”, observou.

O professor de matemática José Augusto de Luna, que acompanhou a turma de estudantes no passeio, concorda. “Só de tirar os alunos da escola, apresentar algo diferente, que se propõe a expandir a mente deles, já é um incentivo”, pontuou.

Liedja Oliveira, como boa parte dos seus colegas de classe, nunca tinha ido à biblioteca, fato que a adolescente lamenta, já que a leitura é uma de suas atividades preferidas. “Todos nós deveríamos ler para ampliar o nosso conhecimento e capacidade de argumentação”, sentenciou a estudante, que adora aprender sobre política e deseja, no futuro, estudar Arquitetura.

A aproximação de uma nova geração de leitores é, para a diretora da Biblioteca Graciliano Ramos, Mira Dantas, uma das principais funções do Bibliotour. Para ela, a missão do projeto se cumpre quando o espaço se torna “uma casa de aconchego para os jovens”. “A gente tenta fazer com que o cidadão alagoano se apodere desse espaço de conhecimento”, afirmou a diretora.