Cidades

Governador participa do Dia D Governo Presente e entrega escola em Quebrangulo

23/05/2017
Governador participa do Dia D Governo Presente e entrega escola em Quebrangulo
Governo de Alagoas potencializa diversas ações de cidadania para a população com o Dia D do Governo Presente na próxima quinta-feira (25) no município de Quebrangulo. Carla Cleto, Thiago Sampaio, e assessorias

Governo de Alagoas potencializa diversas ações de cidadania para a população com o Dia D do Governo Presente na próxima quinta-feira (25) no município de Quebrangulo. Carla Cleto, Thiago Sampaio, e assessorias

Com o propósito de aproximar, integrar e levar cidadania aos quatro cantos do Estado, o Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, promove nesta quinta-feira (25) a 11ª edição do Dia D Governo Presente, no município de Quebrangulo. Serão levados vários serviços, entre os quais atendimentos de saúde, lazer e orientações preventivas.

O destaque do evento será a entrega da nova Escola Professora Mirta Correia Costa e inauguração da sede própria do Conselho Tutelar com a presença do governador Renan Filho, às 10h. A previsão é que sejam atendidas até duas mil pessoas.

De acordo com secretário-chefe da pasta, Fábio Farias, o Dia D Governo Presente é um treinamento para o evento que dura dois dias e que, na próxima edição, também será realizado em Quebrangulo e outros municípios vizinhos da região. Ele afirma que é um momento de aproximação entre as ações do governo estadual e a população do interior.

“Temos muito prazer em realizar esse evento em cada canto do Estado, e que antecede o Governo Presente. O Dia D possibilita o acesso de serviços importantes para a população que reside distante do centro e dos seus municípios, como emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF, além da realização de exames rápidos, porém importantes para a saúde e prevenção de doenças. São oferecidos também serviços de orientação, cultura, lazer e ressocialização, entre outros,” explicou Farias.

Confira a programação, de acordo com as áreas de atendimento:

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai oferecer serviços na Tenda da Cidadania. O objetivo é orientar a população do município sobre os riscos da obesidade, além de repassar informações sobre o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da chikungunya, do zika vírus e da dengue.

Também serão ofertadas vacinas que constam no Calendário Nacional de Imunização e a população poderá confeccionar o Cartão SUS. Além de um trabalho de prevenção e controle da hipertensão e diabetes, com a realização de testes de glicemia e aferição de pressão, exames de ortopedia, oftalmologia, coleta de citologia e os testes rápidos de HIV e sífilis.

Instituto de Identificação e Ação Social
A Perícia Oficial do Estado de Alagoas irá disponibilizar serviços que facilitam a vida do cidadão, como a emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade.

Os interessados deverão procurar o posto do Instituto de Identificação instalado na Tenda da Cidadania com suas certidões de nascimento ou casamento para quem é casado, e um comprovante de residência. Para solicitar a segunda via também é preciso cópia da RG anterior ou a sua numeração e as fotos 3×4 serão realizadas no dia, por uma equipe do evento.

As equipes da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) estarão na cidade para buscar novos beneficiários do Cartão do Idoso, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família e também será transmitido um filme para mães e gestantes da primeira infância.

Turismo

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) levará uma equipe para fazer a emissão e renovação da carteira do artesão. O documento é gratuito e oferece diversos benefícios aos profissionais, tais como isenção de ICMS na emissão de notas fiscais, contribuição para o INSS com valor diferenciado do autônomo, aquisição da maquineta para venda com cartão de crédito e possibilidade de registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Durante o evento, a Superintendência de Turismo da Sedetur vai instalar uma placa de sinalização turística no município, que é terra natal do escritor Graciliano Ramos, contribuindo para facilitar o acesso aos pontos turísticos do Estado. Ela realiza ainda o cadastro de equipamentos e prestadores de serviços turísticos de Quebrangulo, através do sistema Cadastur do Ministério do Turismo.

Prevenção, Ressocialização e Cultura

A população do município de Quebrangulo também irá receber no próximo dia 25 de maio ações que vão auxiliar na redução da criminalidade da região. Dentre os destaques ofertados pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) estão as buscas ativas por dependentes químicos, as oficinas de pintura e macramê, a presença do ônibus para entrega de armas de fogo e a presença das equipes multidisciplinares da Casa de Direitos, que irão levar para o município os serviços de mediação de conflitos e acesso à Justiça e cidadania.

Durante a programação, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará contação de histórias, com Almiraci Dantas, e a exibição da Mostrinha, seleção de filmes curtas e médias-metragens voltados para o público infanto-juvenil, que estão dentro da programação da Mostra Cinema e Diretos Humanos deste ano.

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão (Seris), por meio do Projeto “Uma Nova História”, levará 15 apenados, egressos do Sistema Prisional e reeducandos do regime aberto e semiaberto para fazer limpeza e conservação de praças e/ou espaços públicos de Quebrangulo.

Meio Ambiente e Agricultura

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai inaugurar duas nascente que irá abastecer uma escola e um posto de saúde do povoado Riachão de Baixo; além de dois poços artesianos para as comunidades de Lagoa Queimada e Carangueija. Serão realizados ainda plantios de mudas na área do lixão desativado, que será transformado em um bosque de ipês.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) vai entregar durante o Dia D do Governo Presente alevinos de tilápia para repovoamento dos açudes dos pequenos agricultores e mudas frutíferas e florestais.