Cidades

Governador entrega Adutora de Estrela de Alagoas e Minador nesta sexta

18/05/2017
Governador entrega Adutora de Estrela de Alagoas e Minador nesta sexta
Obra é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e soluciona o déficit na distribuição de água dos dois municípios. Ascom

Obra é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e soluciona o déficit na distribuição de água dos dois municípios. Ascom

O governador Renan Filho inaugura, nesta sexta-feira (19), às 10h, a nova Adutora de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, que irá beneficiar cerca de 23 mil alagoanos com água tratada. A solenidade ocorre no Conjunto Antônio Garrote, em Estrela, e conta com a presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Orçada em R$ 14 milhões, a obra é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e soluciona o déficit na distribuição de água dos dois municípios, que, além da dependência de carros-pipas, revezavam o abastecimento entre si, a cada 15 dias.

Um dos principais marcos da nova adutora é a mudança da fonte de captação do sistema – da Barragem da Limeira, afetada pela crise hídrica e com volume inferior à demanda local, para a Barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios. “Vamos saltar da captação de 45 para 70 mil litros de água por hora”, declara a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

Além disso, o sistema passou por melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), situada em Estrela de Alagoas, e substituição de tubulações. “Ampliamos a capacidade de tratamento de água de 40 para 60 mil litros por hora, o que representa mais de um milhão de litros de água tratados por dia. Paralelamente, substituímos 5 km da rede, para evitar perdas de água no trajeto até as ligações domiciliares”, ressalta a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

Atualmente, o sistema possui 16 km de rede em funcionamento. Para o futuro, já existem projetos de interligação do sistema ao município de Igaci, no Agreste, com mais 16 km de adutoras.