Cidades

Em apenas quatro meses, Sine Arapiraca realizou mais de 10 mil atendimentos

08/05/2017
Em apenas quatro meses, Sine Arapiraca realizou mais de 10 mil atendimentos

O papel de um gestor público não é dar empregos, mas gerar empregos. E para isso a prefeitura precisa investir no comércio local e qualificar profissionais para que eles andem com as próprias pernas. É justamente com essa consciência que o prefeito Rogério Teófilo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem trabalhado.

Entre outras funções, a secretaria, por meio da Casa do Trabalhador e o Sine Arapiraca, visa a promoção do desenvolvimento local com inclusão social pelo trabalho mediante a manutenção ou expansão de serviços progressivamente integrados, como intermediação de mão de obras, atendimento da habilitação ao beneficio do seguro-desemprego, cursos de capacitação profissional, entre outros.

O relatório de produção do posto do Sine no município de Arapiraca, de janeiro a abril de 2017, registrou um total de 313 vagas captadas, mais de 10 mil atendimentos, mais de 1 mil trabalhadores inscritos e mais de 2 mil encaminhamentos para empregador. Dos profissionais encaminhados para o mercado de trabalho, mais de 50 foram contratados. Já o serviço de requisição de seguro-desemprego atendeu cerca de 1 mil e 500 pessoas.

Para citar como exemplo, o último curso ofertado foi o Frente do Emprego, que contou com 130 alunos inscritos e, através de uma parceria entre prefeitura e governo, proporcionou aos trabalhadores desempregados e aos que buscam o primeiro emprego, uma orientação e preparação para ingressar no mercado de trabalho.

Durante os dez encontros, foram abordados temas como desenvolvimento de currículo, habilidades e competência, planejamento financeiro e empreendedorismo.

Toda a manutenção do prédio onde funciona a Casa do trabalhador e o Sine, bem como os funcionários que prestam serviço no local, são de responsabilidade da prefeitura de Arapiraca.