Geral

Carlos Moura será o grande homenageado do São João de Palmeira dos Índios

03/05/2017
Carlos Moura será o grande homenageado do São João de Palmeira dos Índios
Prefeito Júlio Cezar destacou reportagem do jornal TRIBUNA DO SERTÃO que fez os palmeirenses conhecer a história do cantor

Prefeito Júlio Cezar destacou reportagem do jornal TRIBUNA DO SERTÃO que fez os palmeirenses conhecer a história do cantor (Foto Diego Pereira)

O prefeito Júlio Cezar anunciou, nesta quarta-feira, 03, que o Cantos Carlos Moura será o grande homenageado do São João de Palmeira dos Índios 2017, que começa no dia 12 de junho e se estenderá até o dia 1º de julho, com o nome ‘São João do Povo – Arraiá Cometa Mambembe’.

Júlio Cezar destacou, durante reunião com o secretariado, uma reportagem que foi publicada no mês passado pelo jornal TRIBUNA DO SERTÃO, ‘através da qual os mais jovens puderam tomar conhecimento que Carlos Moura é natural de Palmeira dos Índios e que, mesmo fora do Estado, compôs e cantou músicas que enalteceram Alagoas’.

“Vamos proporcionar aos palmeirenses e alagoanos um São João como aqueles são feitos pela Bahia e Pernambuco, que homenageiam seus filhos e os divulgam para todo o Brasil e para o mundo”, destacou o prefeito.

“É com muita felicidade que eu recebo esta homenagem e também o convite para cantar e tocar em Palmeira. É aqui onde estão as minhas raízes”, falou Carlos Moura.

Para Júlio Cezar, resgatar a cultura palmeirense é um dos compromissos do governo que, mesmo diante da crise financeira, não tem medido esforços para fomentar as tradições da região, o turismo e a economia local. “Trazer o Carlos Moura para Palmeira é um presente para todos nós e ele será o grande homenageado do nosso festejo junino. Estamos resgatando as nossas festas tradicionais e o São João é uma delas. Vamos fazer tudo muito bonito para atrair não só o nosso povo, mas turistas de várias partes do Brasil. Teremos o nosso concurso de quadrilhas e o concurso de ornamentação de ruas. A rua que estiver com a melhor decoração e mais bonita, com os motivos juninos, será a vencedora. Contaremos, ainda, com apresentações folclóricas e shows musicais, praça de alimentação com produtos típicos da época, exposição de artesanato e muito mais. Essa festa é de todos nós”, afirmou o prefeito.

O investimento no São João deste ano será de R$ 250 mil, sendo R$ 170 mil com as bandas e o restante com investimentos na infraestrutura das festas que acontecerão de 12 de junho a 1º de julho, que incluem o palco principal, chamado “Cometa Mambembe” (homenagem a uma das composições de Carlos Moura), além as praças de alimentação, cidade cenográfica, concursos de quadrilha e arraiais. “O senhor irá abrir a nossa festa e seu nome será homenageado durante todo o São João de Palmeira dos Índios, pelo orgulho de o termos como um cidadão da nossa terra”, destacou o prefeito, lembrando que, a partir de agora, irá buscar parcerias com a iniciativa privada de toda a região, segundo ele, “para resgatar um São João que, há oito anos, não acontecia em Palmeira”, disse o prefeito.

Entre as atrações do São João de Palmeira dos Índios, também estão confirmadas as presenças de Jorge de Altinho e Baby Som, entre os destaques que também serão levados aos principais bairros da cidade.

Carlos Moura

Natural de Palmeira dos Índios, iniciou a carreira na década de 1970, em Maceió, quando integrou o conjunto “Os Bárbaros”, cantando em matinês. Fez parte ainda do grupo “Vento”, compondo e interpretando suas músicas. Em 1980, foi para o Rio de Janeiro, onde iniciou a carreira solo.

O segundo LP do cantor, intitulado “Rosa de Sol” de 1982, lançado pelo selo Lança Discos e Edições Musicais, teve como destaque “Minha Sereia”, que tornou-se o maior sucesso de sua carreira. Neste LP, teve “Rosa de Sol”, “Beijo de Planeta”, “Um Alô Pro Moraes” e “Sete Léguas de Saudade”, que também foram sucessos no verão de 1982.

A reunião que anunciou Carlos Moura como o grande homenageado do São João 2017, no gabinete do prefeito, terminou em alto astral, com todos os presentes cantando trechos de algumas das principais músicas do cantor palmeirense.

A secretária de Cultura de Palmeira dos Índios, Isvânia Marques, disse que convidou – e Carlos Moura aceitou – o convite para ser membro da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes.

Programação do São João do Povo – Arraiá Cometa Mambembe:

12/06 – Palmeira dos Índios
Carlos Moura
Forró Supapo
Jorge de Altinho

17/06 – Povoado de Caldeirão
Assizão e Banda
Grupo Sintonia

18/06 – Distrito de Canafístula
Garota Sertaneja
Iraildo dos Teclados

23/06 – Palmeira dos Índios
Baby Som
Banda Forró Bom de Casa
Basto Peroba

24/06 – Palmeira dos Índios
Danielzinho e Aprovados do Forró
Orleane Plácido
Pé-de-serra Geração Nordestina

28/06 – Palmeira dos Índios
Cheia de Charme
César Salles e Banda

1º/07 – Ressaca do São João do Povo em Palmeira de Fora
Amazan e Banda
Lá Trup Caliente
Forró Supapo

Tags: