Geral

Cantor e compositor Júlio Uçá vai representar Alagoas e Palmeira na Europa

10/05/2017
Cantor e compositor Júlio Uçá vai representar Alagoas e Palmeira na Europa

JulioUa-750x568

Promover a cultura e apoiar os artistas palmeirenses também é um dos compromissos do governo Júlio Cezar. Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas pelo município, o prefeito tem incentivado os talentos da região, inclusive com o resgate de nomes poucos conhecidos da população e que são naturais da cidade. Um desses talentos é o cantor e compositor Júlio Uçá, que mesmo sendo filho de Palmeira, e tendo vivido a infância na Rua da Mangueira, é mais conhecido em Maceió, Pernambuco e na Europa do que no lugar onde nasceu.

Por ter conquistado um lugar de destaque no mercado da música europeia, Júlio Uçá foi convidado para fazer uma participação especial na 5ª edição do Azores Fringe Festival, um evento de artes da Ilha do Pico, nos Açores, em Portugal, que acontece no mês de junho. “Para mim é uma honra muito grande levar o nome de Palmeira dos Índios, de Alagoas e do Brasil para outros países. Tenho muito orgulho do lugar de onde eu vim e amo a minha cidade. Foi em Palmeira que eu comecei a tocar um instrumento, ainda na infância, na igreja,e tive o meu primeiro contato com a música. Agradeço muito ao prefeito Júlio Cezar pelo apoio, junto com o vice Márcio Henrique. Pela primeira vez percebo que Palmeira está buscando o resgate cultural, como já foi um dia. Acredito que estamos em um novo momento e me sinto muito feliz em fazer parte disso”, destacou o músico.

Para o prefeito Júlio Cezar, valorizar os artistas palmeirenses é resgatar e fomentar a cultura da região. “Palmeira tem um grande potencial turístico e artístico a serem explorados. Me sinto muito feliz em ver os nossos talentos, como o Júlio Uçá, conquistando seus espaços, inclusive internacionalmente. A prefeitura de Palmeira dos Índios apoia a cultura e, desta maneira, apoiamos o cantor Júlio Uçá. E isso está acontecendo, de a gente recebê-lo, porque confirmamos o nosso compromisso com a cultura quando convidamos o Carlos Moura para ser o homenageado do nosso São João e abrimos espaço para valorizar e promover os artistas da nossa terra”, finalizou o prefeito.

Biografia

Júlio Uçá estreou no cenário alagoano com a música “Moreninha”, de sua autoria, no Festival de Música do SESC de Alagoas: o Femusesc-AL 2003. Desde então participou de vários projetos pelo Nordeste: Projeto Jaraguá Cultura e Negócios (Maceió/2003), Feira da Música (Fortaleza/2006), Projeto Circulação SESC Música Alagoana (Maceió/2008) e o Projeto Misa Acústico (Maceió/2008). Júlio tocou em outras três edições do Femusesc-AL e em 2008 venceu o festival com a música “Cabelo de Mola”, um de seus maiores sucessos. No mesmo ano, representou o Estado de Alagoas no evento nacional do Sesc, o Festival de Música Cidade Canção (Femucic), em Maringá, e passou pelo Sudeste do Brasil com algumas apresentações na capital paulista.

Com influências de Zeca Baleiro, Frejat e Adriana Calcanhoto, Uçá compõe suas músicas no melhor estilo MPB, usando diferentes influências rítmicas a cada canção, abrangendo temas variados, normalmente inusitados; do amor presente no cotidiano urbano, ao lúdico/imaginário que nos convida a imaginar cenários com fácil apelo pop. Hoje, uma das grandes apostas na nova geração de músicos alagoanos, Júlio consegue unir personalidade, belas melodias da tradicional música popular brasileira, com um tom de voz suave e exótico.

No início de 2012, a canção Descolorar de sua autoria foi selecionada em meio a quase duas mil canções no concurso nacional “Novo Compositor” da cantora Preta Gil, classificando-se em quarto lugar. Em 2014, lançou nas plataformas digitais seu primeiro disco “Cabelo de Mola”. O álbum leva o nome da música que projetou sua carreira além do Nordeste. Em 2017, Júlio lançará o seu terceiro trabalho, que está em fase de conclusão.