Geral

Acordo para zonas seguras na Síria entrará em vigor nesta 6ª feira, diz Rússia

05/05/2017
Acordo para zonas seguras na Síria entrará em vigor nesta 6ª feira, diz Rússia

O acordo para o estabelecimento de zonas seguras na Síria, determinado durante negociações de paz no Cazaquistão nesta semana, vai entrar em vigor a partir de meia-noite desta sexta-feira (horário local), mas a Força Aérea da Rússia vai continuar a atacar o Estado Islâmico em outros lugares do país, informou o Ministério de Defesa russo.

A primeira e maior área segura no norte da Síria vai incluir a província de Idlib e os distritos adjacentes de Latakia, Aleppo e Hama, com população total de mais de 1 milhão de pessoas, disse o ministério russo.

O posicionamento dos Estados Unidos permitiu a criação de condições para um acordo político na Síria, disse o vice-ministro de Defesa, Alexander Fomin, segundo as agências.

O fato de o acordo ter o apoio da ONU, dos Estados Unidos e da Arábia Saudita garante sua implementação, acrescentou.

As forças armadas russas também anunciaram terem cessado totalmente seus bombardeios desde 1º de maio nessas zonas de segurança.

“Desde 1º de maio à meia-noite, a aviação do exército russo parou de operar nas zonas de distensão definidas pelo memorando” assinado na quinta-feira pela Rússia, Irã e Turquia, informou o general Sergei Rudskoi, membro do Estado-Maior, durante uma coletiva de imprensa.

Interrogado pela AFP, o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, confirmou que “desde o início do mês de maio, nenhum ataque realizado por aviões russos foi observado”.