Geral

UE do Agreste adota projeto para garantir mais rapidez na recuperação de pacientes

19/04/2017
UE do Agreste adota projeto para garantir mais rapidez na recuperação de pacientes
Procedimentos serão feitos em sintonia com todos os setores do hospital, com ênfase nas áreas de enfermagem, nutrição e fisioterapia. Davi Salsa

Procedimentos serão feitos em sintonia com todos os setores do hospital, com ênfase nas áreas de enfermagem, nutrição e fisioterapia. Davi Salsa

A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está aliando um atendimento de qualidade com procedimentos que garantem maior agilidade e segurança na recuperação dos pacientes. Por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), as ações do projeto-piloto foram iniciadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para, em seguida, serem estendidas a outros setores do estabelecimento público de saúde que é referência em urgência e emergência no interior de Alagoas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), enfermeira Elisângela Lira, que é mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), todas as ações preventivas estão em conformidade com o que preconiza o Ministério da Saúde. “Implantamos o núcleo em maio do ano passado, com várias reuniões setoriais e palestras de sensibilização e orientação a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde”, revela a coordenadora.

Elisângela Lira salienta que as ações do Núcleo de Segurança do Paciente são realizadas em sintonia com todos os setores do hospital, com ênfase nas áreas de enfermagem, nutrição e fisioterapia.

Medicamentos
“Com base na avaliação clínica de cada paciente, que pode estar com diabetes, hipertensão ou outra doença preexistente, a equipe faz todo o trabalho na prevenção de danos que possam atrasar o processo de recuperação rápida do paciente”, esclarece a enfermeira.

A principal meta do núcleo é acompanhar a entrada do paciente no hospital, seu quadro clínico, atendimento, prescrição de medicamentos e, fundamentalmente, um diagnóstico antecipado para evitar quedas e úlceras por pressão, a fim de que ele possa ter uma recuperação rápida e com qualidade para retornar para sua casa ao lado de familiares e acompanhantes. “Se busco qualidade, consigo segurança, e a possibilidade de erro é minimizada. É preciso que todos tenham em mente que buscamos a segurança, sempre”, enfatizou.

Além da coordenação, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, é formada por duas psicólogas, uma técnica de enfermagem e dois assistentes sociais. “Esse trabalho vai além dos cuidados clínicos. Ele promove a humanização dos serviços de saúde e ainda reduz vários custos hospitalares, trazendo benefícios para a gestão e, acima de tudo, para os pacientes”, completou a enfermeira.