Geral

Sesau promove Oficina sobre Guia de Cuidados à Saúde do Homem

26/04/2017
Sesau promove Oficina sobre Guia de Cuidados à Saúde do Homem

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta quinta-feira (27) uma Oficina sobre Guias de Cuidado à Saúde do Homem em Palmeira dos Índios. O evento ocorre nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, no auditório do Cesmac Sertão, no bairro Vila Maria.

 

A iniciativa é voltada para profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) da região e coordenadores de Atenção Básica dos municípios que compõem a VIII Região de Saúde, que são Maribondo, Tanque D´Arca, Belém, Igaci, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Cacimbinhas.

 

De acordo com o técnico do Programa Estadual de Saúde do Homem, Marcos Martins, os homens ainda negligenciam a própria saúde. “O homem ainda possui uma expectativa de vida menor do que a mulher, em razão da falta de cuidado com a própria saúde. Por isso, a necessidade de investirmos na conscientização”, salientou.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, enquanto a expectativa de vida do homem é 7,3 anos menor do que a da mulher, ele é o primeiro lugar no ranking da mortalidade humana. Por isso, segundo Martins, a necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, evitando o consumo excessivo de álcool e cigarros.

 

Pré-Natal

 

Também durante a oficina, será discutida a participação do homem no pré-natal de sua parceira. “O homem deve ser incentivado a participar desse momento tão importante. Essa iniciativa ajuda no fortalecimento do laço entre os pais e propicia mais informação e conhecimento para que eles cuidem de seus filhos da melhor forma possível”, reforçou o médico.