Geral

Prefeitura e setor privado firmam parceria para prevenir acidentes de trabalho em Arapiraca

20/04/2017
Prefeitura e setor privado firmam parceria para prevenir acidentes de trabalho em Arapiraca

O projeto Empresas Promotoras de Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Arapiraca em parceria com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), é a prova que serviço público e privado podem, e devem, se complementar.

Através desse projeto, várias ações são realizadas de forma gratuita com o objetivo de prevenir doenças e esclarecer sobre a gravidade dos acidentes de trabalho, contribuindo assim para o avanço da empresa, visto que é o trabalhador quem faz acontecer.

“Nosso foco como técnicos da saúde do trabalhador é alertar sobre a prevenção, do ponto de vista da vigilância, para atenuar as comorbidades”, explicou a enfermeira Edna Veríssimo. “Não somos punitivos nem queremos apontar erros, queremos sensibilizar os empresários para que eles continuem abrindo as portas de suas empresas para o projeto”, completou.

WhatsApp Image 2017-04-19 at 17.33.03

Durante evento realizado nesta quarta-feira (19) para algumas empresas, como Asa Branca, Grupo Jota Pinto, Merconplast, entre outras, a enfermeira coordenadora do projeto da Promoção da Saúde, Ijoancira Rosa de Moura, comentou sobre o seu desejo em aumentar ainda mais o grupo. Hoje, o projeto conta com 33 empresas cadastradas.

“Queremos agregar mais pessoas a esse grupo e mostrar todos os serviços que podemos oferecer”, disse. Ijoancira afirmou que todos os empresários que aderem ao projeto gostam muito e percebem não só a diminuição de acidentes de trabalho, como também observam maior atenção dos trabalhadores com alimentação, no trânsito e uma maior periodicidade na realização de exames.

Nesta quarta-feira, o técnico de segurança do trabalho do Cerest, Allyson Fabian, aproveitou a campanha Abril Verde e falou para os presentes sobre a prevenção dos acidentes decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais.

“Nos locais de trabalho existem inúmeras condições de riscos possíveis de provocar acidentes que podem prejudicar a saúde do trabalhador. Logo, a análise dos fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção”, explicou

O engenheiro do hospital Chama, Vinícius Igôa, estava presente no evento e sugeriu que momentos como o desta quarta-feira voltassem a acontecer pois, infelizmente, os empresários ainda veem a segurança do trabalho como uma despesa, quando na verdade não é. “Os equipamentos de proteção individual são apenas um ponto da segurança do trabalho e o Cerest tem conseguido mudar essa ‘cultura’”, parabenizou Vinícius.

WhatsApp Image 2017-04-19 at 17.33.05

Para se ter uma ideia da seriedade que requer o tema desta matéria, a segurança do trabalho no Brasil é definida por normas e leis. Sua legislação é composta por 36 Normas Regulatórias (NR), logo, o trabalho não é tão simples e a ajuda de especialistas é indispensável. Por isso a Prefeitura de Arapiraca disponibiliza o serviço de forma gratuita através do Cerest e do projeto Empresas Promotoras de Saúde.