Cidades

IMA realiza treinamento e celebra acordo com prefeitura de Delmiro Gouveia

25/04/2017
IMA realiza treinamento e celebra acordo com prefeitura de Delmiro Gouveia
Reprodução

Reprodução

Técnicos de cinco prefeituras, localizadas na região do sertão alagoano, participam de treinamento com uma equipe formada por especialistas das Gerências de Monitoramento e Fiscalização, e Fauna, Flora e Unidades de Conservação, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

O treinamento teve início na segunda-feira (24) e termina nessa terça-feira (25), em Delmiro Gouveia.

Durante os dois dias de repasses de informações e estudos de ações práticas, os representantes dos municípios de Inhapi, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Água Branca puderam esclarecer dúvidas, principalmente sobre a fiscalização ambiental. A ideia é que a integração com as prefeituras colabore com a as ações de combate às infrações ambientais na região.

Desde o início do ano, já aconteceram treinamentos com técnicos de Marechal Deodoro, Arapiraca e Jequiá da Praia.

Cooperação

Segundo Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA/AL, o treinamento também faz parte de uma das atribuições do órgão estadual, estabelecidas no acordo de cooperação técnica, assinado na segunda-feira (24), com a prefeitura de Delmiro Gouveia.

Os técnicos do órgão estadual devem colaborar com a prefeitura que, conforme deliberação do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), possui autorização para licenciar e fiscalizar empreendimentos no município. Faz parte dessa colaboração o repasse de informações e o apoio à melhoria dos procedimentos de ação.

Outro ponto importante do acordo trata da “utilização do aplicativo de denúncias. Eles poderão utilizar nossos sistema e receber em tempo real as denúncias pertinentes ao município”, disse o diretor-presidente sobre o aplicativo Ima Denuncie. O terceiro item celebrado é a entrega de dois notebooks para a prefeitura.