Cidades

Estado leva ações de abastecimento e saneamento a São José da Laje

05/04/2017
Estado leva ações de abastecimento e saneamento a São José da Laje
Seinfra tem prioriozado as obras de infraestrutura hídrica, devido ao forte impacto da seca na cidade(Foto: Thiago Sampaio)

Seinfra tem prioriozado as obras de infraestrutura hídrica, devido ao forte impacto da seca na cidade(Foto: Thiago Sampaio)

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e a Prefeitura de São José da Laje assinam um Termo de Cooperação Técnica neste sábado (8), às 9h, no Alto da Cocada, para agilizar a elaboração de projeto que irá solucionar o problema de abastecimento de água da cidade. A ação faz parte das atividades da 6ª edição do Governo Presente, que acontece nesta sexta (7) e sábado (8), beneficiando municípios da região da Zona da Mata.

O Estado também vai oferecer apoio técnico ao município para a execução das melhorias do sistema de esgotamento sanitário do Residencial Vereador Armando Lyra. Na região, a Seinfra tem prioriozado as obras de infraestrutura hídrica, devido ao forte impacto da estiagem prolongada na localidade.

São José da Laje, inclusive, é um dos municípios alagoanos com situação de emergência já reconhecido pela União. “O município vem enfrentando uma séria restrição no abastecimento de água, em decorrência da seca. Então, nossa equipe técnica dará todo o suporte na busca por alternativas de mananciais que possam garantir o abastecimento da cidade no período crítico”, esclareceu Aparecida Machado, secretária de Estado da Infraestrutura.

Esgotamento sanitário

Ainda no Governo Presente, o Estado firma Termo de Cooperação Técnica para orientar o município sobre a manutenção adequada do sistema de esgotamento sanitário do Residencial Vereador Armando Lyra, que possui mais de mil unidades habitacionais, construído por meio do Programa de Reconstrução.

O sistema é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município, mas, atualmente, é operado com dificuldade. “Um sistema mal operado pode causar sérios danos humanos e ambientais. Esgotamento sanitário é uma questão de saúde pública e tem sido tratado com muito rigor pelo Governo do Estado. Então, firmaremos essa cooperação técnica para oferecer melhorias efetivas a cerca de 4 mil moradores”, salientou a secretária Aparecida Machado.