Geral

Coreia do Norte diz estar pronta para guerra contra os Estados Unidos em caso de provocação

11/04/2017
Coreia do Norte diz estar pronta para guerra contra os Estados Unidos em caso de provocação
Grupo de ataque da Marinha americana avança em direção ao oeste do Pacífico (Foto: EFE/EPA/MCS)

Grupo de ataque da Marinha americana avança em direção ao oeste do Pacífico (Foto: EFE/EPA/MCS)

A Coreia do Norte alertou para um ataque nuclear contra os Estados Unidos, se tiver qualquer sinal de uma ação militar americana. A declaração da mídia estatal veio após Washington enviar porta-aviões à península coreana. O governo norte-coreano advertiu que está preparado para responder com armas, se for necessário.

Em 2016, líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acena para multidão em PyongyangAnálise: Ataque à Síria faz perguntar sobre abordagem de Trump para Coreia do Norte “A República Democrática Popular da Coreia está preparada para reagir a qualquer forma de guerra desejada pelos Estados Unidos”, advertiu Pyongyang, segundo a agência estatal KCNA.

O porta-voz da chancelaria norte-coreana reforçou a ameaça aos EUA. “Tomaremos as medidas mais severas contra os provocadores para nos defendermos com a poderosa força das armas”.

O ataque militar dos EUA na semana passada contra uma base aérea síria, em retaliação ao que Washington e seus aliados dizem ter sido um ataque químico realizado por Damasco, lançou dúvidas sobre como o presidente Donald Trump poderia agir contra o regime norte-coreano.

Em sua conta no Twitter, Trump afirmou, nesta terça-feira, 11, estar pronto para resolver a questão com a Coreia do Norte sem o auxílio da China. “A Coreia do Norte busca problemas. Se a China decidir ajudar, isso será genial. Se não, resolveremos o problema sem eles!”, escreveu.

Trump parece vincular as negociações comerciais entre as duas principais potências econômicas mundiais à questão norte-coreana: “Expliquei ao presidente da China que um acordo comercial com os Estados Unidos será muito melhor para eles se resolverem o problema norte-coreano”.

As tensões entre Washington e Pyongyang se acirraram após o grupo aeronaval americano — o porta-aviões “USS Carl Vinson”, dois destróieres e um cruzeiro (todos equipados com mísseis) — cancelar uma escala programada para a Austrália e seguir para o Oceano Pacífico ocidental de Cingapura, em uma demonstração de força diante das crescentes ameaças do governo norte-coreano.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse nesta terça-feira que espera que a reunião agendada em Moscou com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, seja produtiva, mas expressou preocupação com a postura de Washington em relação à Coreia do Norte. Um encontro entre Tillerson e seu homólogo da Rússia, Sergei Lavrov, está programado para quarta-feira.

Na segunda-feira, China e Coreia do Sul concordaram sobre a necessidade de adotar novas medidas contra o regime norte-coreano em caso de um teste nuclear. Trump já ameaçou adotar ações de forma unilateral contra Pyongyang se Pequim não conseguir deter o programa nuclear do país vizinho.

As especulações sobre um iminente teste nuclear crescem com a proximidade do sábado, dia do 105º aniversário do nascimento do líder fundador da república norte-coreana. Essa data costuma ser celebrada com uma demonstração militar. Semana passada, a Coreia do Norte realizou um teste com míssil balístico no Mar do Japão. “Concordamos que devem ser adotadas duras medidas adicionais, baseadas nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, se o Norte seguir adiante com um teste nuclear ou o lançamento de um míssil balístico intercontinental, apesar das advertências da comunidade internacional”, declarou Kim Hong-kyun, enviado de Seul para questões nucleares, após uma reunião na capital sul-coreana com o representante chinês para o tema, Wu Dawei.

O encontro aconteceu pouco depois de Trump ter recebido o presidente chinês Xi Jinping para uma reunião durante a qual pressionou Pequim a atuar para conter as ambições nucleares norte-coreanas.

Segundo analistas, um ataque de curto alcance dos Estados Unidos contra a Coreia do Norte poderia ser efetivo, mas também poderia colocar em risco a vida de muitos civis na Coreia do Sul e iniciar um grande conflito militar.

Mídia estatal norte-coreana também alerta para ataque   

A mídia estatal da Coreia do Norte alertou nesta terça-feira, 11, para um ataque nuclear contra os EUA a qualquer sinal de ação militar preventiva de Washington, enquanto um grupo de ataque da Marinha americana liderado por uma aeronave de propulsão nuclear avança em direção ao oeste do Pacífico.

As tensões se acirraram acentuadamente na península coreana, com especulações sobre uma possível ação militar dos EUA, após o ataque a uma base aérea síria na semana passada e em meio a preocupações de que o regime norte-coreano possa em breve realizar seu sexto teste de lançamento nuclear.