Geral

Semana do Artesão terá exposição, palestras e oficinas

10/03/2017
Semana do Artesão terá exposição, palestras e oficinas
A produção do bordado Filé, do Pontal da Barra, será tema de uma das oficinas(Foto: Wesley Menegai)

A produção do bordado Filé, do Pontal da Barra, será tema de uma das oficinas(Foto: Wesley Menegai)

Para fomentar e reconhecer o trabalho e a história das pessoas que dedicam a vida ao artesanato, o Governo do Estado realiza, de 15 a 18 deste mês, no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), uma semana de atividades em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado no dia 19.

“Já estamos na segunda edição da Semana do Artesão, um evento que busca valorizar o dom de quem faz arte com as mãos, reconhecendo a contribuição desse profissional para a disseminação da cultura, dos costumes e tipologias artesanais do nosso Estado”, ressaltou a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos.

Filé produzido com a fibra de bananeira de Maragogi (Foto: Michel Rios)

Programação

A abertura oficial da semana, que acontece às 9h, no dia 15 de março, contará com apresentações folclóricas e palestras. A primeira será ministrada pelo Sebrae, com o tema “O perfil do empreendedor do século 21”. No mesmo dia, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) apresentará um painel com foco na conscientização e utilização de recursos naturais na produção artesanal.

No dia 16, serão realizadas as oficinas criativas com as tipologias madeira e cerâmica, ministradas pelos artesãos André da Marinheira e Maria Corá, respectivamente. Às 15h, a design Marília Hermann dará uma palestra sobre cores e estampas aplicadas ao artesanato.

Mestre Raimundo, artesão de Lagoa da Canoa (Foto:: Itawi Albuquerque)

Na sexta-feira (17), o painel será voltado para a comercialização das peças, com o tema “Venda mais e melhor o seu artesanato”. A segunda oficina do dia será sobre a produção de peças com fibra de ouricuri, com a Associação Pontal da Arte, do município de Pontal de Coruripe. Encerrando a programação de oficinas, a artesã Ligia Minin, da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, ensinará como é feita a produção em Bordado Filé.

Durante toda a semana, a população poderá visitar a exposição “A Invenção da Terra”, no 1º andar do Iphan, formada pelo acervo da artista plástica alagoana Tânya de Maya Pedrosa, que conta com um acervo de mais de 300 peças de arte popular.