Geral

“Memórias do Cárcere” é exibido em Maceió e emociona plateia

28/03/2017
“Memórias do Cárcere” é exibido em Maceió e emociona plateia
Exibição lotou a sala do Cine Art Pajuçara (Foto: Neno Canuto)

Exibição lotou a sala do Cine Art Pajuçara (Foto: Neno Canuto)

Por pouco mais de três horas, o filme Memórias do Cárcere, dirigido e roteirizado por Nelson Pereira dos Santos, emocionou e arrancou risadas do público na primeira noite de exibição de filmes sobre as obras de Graciliano Ramos, no Cine Art Pajuçara.

A exibição do longa-metragem de 1984, produzido a partir de uma obra homônima do escritor alagoano, trata da etapa em que Graciliano foi preso em Alagoas e Rio de Janeiro sob as ordens da polícia do Estado Novo no Brasil.

Além de atores como Carlos Vereza e Glória Pires, interpretando Graciliano e sua esposa Heloísa, alguns atores alagoanos fizeram participações de destaque no filme, como Chico de Assis e Jofre Soares.

Minutos antes da sessão de abertura, o ator Chico de Assis, um dos personagens do filme no papel de Tenente, disse ao público que o longa foi sua primeira oportunidade no cinema.

“Foi minha primeira oportunidade como ator no cinema, ainda mais num filme do Nelson Pereira dos Santos, um grande cineasta, que amava Alagoas e mostrava nosso estado pra o Brasil inteiro”, disse.

Já o ator Jofre Soares, falecido em 1996, havia se aposentado como marinheiro, e se dedicava ao teatro amador e ao circo em Palmeira dos Índios, quando o cineasta Nelson Pereira dos Santos o conheceu e o convidou para fazer o filme Vidas Secas, e posteriormente Memórias do Cárcere, ambos baseados na obra de Graciliano Ramos.

“O Jofre já estava aposentado da Marinha, vivia no interior tocando projetos paralelos no teatro quando o Nelson Pereira o descobriu e aí ele iniciou uma nova carreira. A partir de Vidas Secas, ele fez inúmeros filmes, foi morar no Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou o secretário de Comunicação, Enio Lins.

O longa-metragem foi visto por um público que lotou as cadeiras dispostas no espaço, no cine Art Pajuçara, até o fim da exibição.

A exibição de filmes que faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação política de Alagoas, continua nesta terça-feira com Vidas Secas e na quarta-feira (29) com São Bernardo. Ambas as sessões serão exibidas às 20h, no Cine Art Pajuçara.

PROGRAMAÇÃO DE EXIBIÇÃO DOS FILMES – MACEIÓ

28 de março – 20h Vidas Secas – Cine Arte Pajuçara

29 de março – 20h São Bernardo – Cine Arte Pajuçara

Local: Cine Arte Pajuçara