Geral

Brasil vence Uruguai no Centenário por 4 a 1

24/03/2017
Brasil vence Uruguai no Centenário por 4 a 1

É uma rivalidade grande, um clássico dos mais tradicionais do futebol, que já decidiu até Copa do Mundo. Mesmo assim, a torcida uruguaia mostrou o tamanho do respeito que tem pela Seleção Brasileira nesta noite de quinta-feira no Estádio Centenário.

Antes mesmo de a bola rolar, os mais de 55 mil uruguaios presentes fizeram um silêncio absoluto durante o hino nacional brasileiro. Respeitaram o momento como poucos.

Depois, já durante a partida, torceram por sua equipe como era de se esperar. Comemoraram o gol de Cavani, brincaram com os brasileiros, mas sempre de forma sadia.

Foi quando o resultado começou a mudar de lado, com o Brasil conseguindo a virada, que os torcedores uruguaios se renderam ao talendo brasileiro. Postura sacramentada com o golaço de Neymar, por cobertura.

Os uruguaios que assistiam ao jogo próximo à reportagem do Site CBF fizeram questão de se manifestar.

– É muita superioridade, que time – disse um senhor.

– Neymar é um fora de série, que golaço! – completou seu amigo.

O silêncio da torcida que se seguiu, sem se incomodar com a festa da torcida brasileira, mostrou classe e respeito ao futebol brasileiro. Por uma noite, o Centenário foi brasileiro, mas muito por conta do respeito uruguaio.

O jogo

Cada vez mais líder! Nesta quinta-feira (23), a Seleção Brasileira visitou o Uruguai no histórico Estádio Centenário, em Montevidéu, e saiu com a vitória por 4 a 1. O time da casa saiu na frente com gol de Cavani, mas o Brasil virou com três de Paulinho e uma pintura de Neymar. Com o resultado, a equipe comandada por Tite chegou a 30 pontos na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Rússia 2018 e disparou na liderança. A Celeste, com 23, está na segunda posição.

O próximo compromisso da Canarinho será diante do Paraguai, na terça-feira (28), às 21h45, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP). O jogo é válido pela 14ª rodada das Eliminatórias.

No primeiro tempo, um gol para cada lado. Com as duas equipes se estudando bastante e firmes na marcação, a etapa inicial da partida apresentou uma disputa equilibrada. Mesmo assim, foi o Brasil quem controlou o jogo e teve maior posse de bola (77% contra 23% dos uruguaios). A Seleção Brasileira teve boa chance logo aos três minutos, quando Neymar, em jogada individual, avançou em velocidade ainda do campo de defesa e tocou para Philippe Coutinho, que cruzou rasteiro na área. Roberto Firmino quase concluiu para a Canarinho. Aos nove, Marcelo tentou recuar para o goleiro, Cavani interceptou a bola e foi derrubado por Alisson: pênalti. O próprio camisa 21 do Uruguai cobrou e abriu o placar no Centenário. Mesmo atrás no placar, o Brasil seguiu controlando as ações do jogo e empatou aos 18 minutos. Pela esquerda, Neymar tocou para Paulinho, que avançou sem marcação e soltou uma bomba de longe no ângulo de Martín Silva: 1 a 1.

O Brasil voltou para o segundo tempo buscando o gol logo aos cinco minutos. Neymar cobrou falta e obrigou o goleiro uruguaio a fazer boa defesa. Aos sete, Firmino recebeu na entrada da área, girou e chutou rasteiro. Martín Silva defendeu, mas Paulinho pegou o rebote e não desperdiçou: 2 a 1. Aos 16, Cavani cobrou falta com perigo, e Alisson fez ótima defesa, mandando a bola para escanteio. Na cobrança, Stuani cabeceou, mas o goleiro brasileiro defendeu novamente. O terceiro gol da Seleção Brasileira foi uma pintura! Aos 29 minutos, Neymar pegou o chutão de Miranda para frente, ganhou de Coates na velocidade e encobriu o goleiro da Celeste: 3 a 1. A Celeste se lançou para o ataque, mas o Brasil segurou as investidas até o apito final. E, nos acréscimos, ainda coube mais um. Aos 47, Daniel Alves cruzou da direita, e Paulinho completou de peito: 4 a 1.

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto (Fernandinho); Philippe Coutinho (Willian), Firmino (Diego Souza) e Neymar.