Geral

Padroeira é conduzida em cavalgada de Bom Conselho até Arapiraca

01/02/2017
Padroeira é conduzida em cavalgada de Bom Conselho até Arapiraca

cavalgada

Há 15 anos, sempre no dia 31 de janeiro, os cavaleiros e amazonas arapiraquenses que conduzem a réplica da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho fazem uma parada estratégica no Parque de Exposição Dr. Delamário Borba, em Bom Conselho-PE, com os animais todos alocados e na sombra.
E, nesta terça-feira (31), não foi diferente. O sentimento era o mesmo, mas renovado: levar a santa até Arapiraca, através de cerca de 100 km, assim como fez Manoel André Correia dos Santos, fundador da cidade.

O percurso feito perpassa por Bom Conselho-PE, Rainha Isabel-PE, Palmeira dos Índios-AL, Igaci-AL e, por fim, a segunda maior cidade de Alagoas.
A história da ida da réplica é peculiar. Manoel André a pegou naquele município pernambucano em 1864, após construir uma capela onde sua primeira esposa Maria Isabel da Silva Valente havia sido sepultada, ao lado de sua residência.

“Esses cavaleiros e amazonas vão percorrer espiritualmente o mesmo caminho do fundador de Arapiraca. Isso tem uma força imensa e representa muito para cada um deles, bem como para cada arapiraquense que sempre recebe essa imagem no dia 2 de fevereiro na nossa concatedral. Além de um ato cultural, é um ato de pura fé. E é isso o que os levam adiante ano após ano”, diz o prefeito Rogério Teófilo.

Na cidade interiorana de Pernambuco, houve uma missa na capela dentro do Colégio Nossa Senhora de Bom Conselho, conduzida pelo bispo diocesano de Penedo-AL, dom Valério Brêda, e pelo pároco da concatedral, Antenor Montenegro Jr.

“Pedimos à nossa Mãe do Céu que faça cair as cataratas do céu, a fim de que nosso povo agrestino e sertanejo não fique penando com a falta de chuvas. Façamos todos uma oração especial para essas famílias que estão vivenciando a seca”, coloca o religioso.
Dessa forma, embargados pela emoção, os cavaleiros e amazonas foram para a porta da capela, ao final da celebração eucarística, para receber a bênção com água benta antes de partirem para a jornada de três dias carregando a santa.

“Agradecemos o apoio da Prefeitura de Arapiraca e a presença do prefeito aqui, o qual tem como pai o educador Moacir Teófilo, que por acaso tem um colégio com o mesmo nome da padroeira do município. Pedimos, assim, a proteção dela nessa cavalgada”, diz o presidente da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), Benedito Lourenço, um dos oito cavaleiros que participaram de todas as edições.

Estiveram presentes os vereadores Fábio Henrique, Leo Satrunino, Pablo Fênix, Melquisedec de Oliveira e Fabiano Leão, além do secretário de Agricultura de Bom Conselho-PE, Natanael Silva, representando o prefeito Dannilo Godoy.

Confira a programação completa da Festa da Padroeira

01/02 – Quarta-feira

18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19h30 – Celebração Eucarística
Celebrantes – Pe. Menete Severiano e Pe. Cristiano Nóia
Noiteiros – Comunidades São Luís, N. Sra. Aparecida e N. Sra. de Lourdes
Evento – Café Regional
Animação Litúrgica – Grupo Filhos da Imaculada

02/02 – Quinta-feira

Festa Solene da Padroeira de N. Sra. do Bom Conselho e Procissão
09h – Celebrante – Dom Valério Breda – Bispo Diocesano
Animação Litúrgica – Coral Vozes de Arapiraca
17h – Celebrante e Procissão – Pe. Antenor Montenegro Júnior – Pároco
Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo

03/02 – Sexta-feira

20h – Show com Eliana Ribeiro, Thiago Tomé e Ana Lúcia
Local – Ginásio Municipal João Paulo II