Geral

Morre Kaci Kullmann Five, presidente do Comitê Nobel norueguês

20/02/2017
Morre Kaci Kullmann Five, presidente do Comitê Nobel norueguês

A presidente do Comitê Nobel norueguês e ex-líder conservadora, Kaci Kullmann Five, morreu aos 65 anos, informou nesta segunda-feira (20) esta instituição.

“O Comitê Nobel norueguês recebeu com grande dor a notícia de sua morte. Ela fez um formidável trabalho e deixará saudades. Era uma líder comprometida, inclusiva e orientada a buscar soluções”, afirmou em comunicado a organização encarregada de escolher a cada ano o ganhador ou ganhadores do prêmio da Paz.

Kullmann Five, que enfrentava havia alguns anos de um câncer de mama, já tinha se ausentado por causa da doença em dezembro à cerimônia de entrega do Nobel da Paz. Na última edição o prêmio foi dado para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

A primeira mulher a dirigir o Partido Conservador norueguês (1991-1994) e ministra de Comércio anos antes fazia parte do comitê desde 2003 e o presidia desde março de 2015, quando sucedeu no cargo o ex-primeiro-ministro trabalhista Thorbjørn Jagland.

Kullmann Five foi designada porque expirava o mandato de Jagland e porque o bloco de direita contava com maioria no comitê, cujos cinco membros são escolhidos pelo parlamento da Noruega a cada seis anos por proposta dos partidos, atendendo à correlação de forças na câmara.

Sua escolha não esteve isenta de polêmica, já que Jagland, que queria seguir no cargo e ainda é membro do comitê, tinha sido discutido por suas controversas escolhas para o Nobel, como a do ex-presidente dos EUA Barack Obama e do chinês Liu Xiaobo, que esfriou as relações diplomáticas entre Noruega e o país asiático.

Jagland tinha sido censurado também por compaginar o posto de líder do comitê com o de secretário-geral do Conselho da Europa.

“Com ela perdemos uma pessoa forte e cálida, uma das líderes conservadores mais notáveis e que marcou uma época”, escreveu em sua página na rede social Facebook a primeira-ministra norueguesa, a também conservadora Erna Solberg.