Cidades

Gestores de 14 municípios do Agreste tiram dúvidas sobre programas sociais

10/02/2017
Gestores de 14 municípios do Agreste tiram dúvidas sobre programas sociais
Próximo encontro acontece na cidade de União dos Palmares, no dia 15 de fevereiro. Petrônio Viana

Próximo encontro acontece na cidade de União dos Palmares, no dia 15 de fevereiro. Petrônio Viana

Equipes da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) estiveram nesta sexta-feira (10) no município de Arapiraca para a quinta reunião regionalizada com técnicos e gestores de Assistência Social no Estado. Os encontros buscam levar esclarecimentos e orientações aos profissionais que executam a política pública nos municípios alagoanos.

Os encontros acontecem desde o dia 1º de fevereiro, quando as equipes de 15 municípios da região do Planalto da Borborema se reuniram em Quebrangulo. Em seguida, as reuniões aconteceram em Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Penedo. No encontro desta sexta-feira, compareceram representantes de 14 municípios do Agreste.

De acordo com a secretária executiva de Assistência e Desenvolvimento Social, Morgana Tavares, a intenção do Governo de Alagoas é aperfeiçoar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em todo o estado.

“Temos um número muito alto de novos gestores dessa política pública, a partir das eleições de 2016. Estamos reunindo esses técnicos para passar todas as orientações necessárias para que eles executem com eficiência as atividades e práticas previstas pelo Suas, beneficiando as famílias em situação mais vulnerável”, explicou a secretária.

Nos encontros, os gestores tiram dúvidas sobre a aplicação de recursos estaduais e federais destinados ao cofinanciamento para instalação dos novos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a manutenção dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sobre as novas regras para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), as revisões cadastrais do programa Bolsa Família, além de receberem informes sobre o andamento dos processos de retomada do Programa de Cestas Nutricionais.

Para a superintendente de Assistência Social de Arapiraca, Fabrísia Pimentel do Amaral, a presença das equipes de Estado fortalece a atuação dos gestores municipais. “Muitos municípios estão iniciando suas gestões e temos muita gente nova nas secretarias de Assistência Social dos municípios. Precisamos muito dialogar, conhecer essa realidade, fortalecer o que tem sido feito e melhorar naquilo que o Estado precisa”, avaliou a superintendente.

A próxima reunião regionalizada acontece na cidade de União dos Palmares, no dia 15, reunindo gestores de 11 municípios da Serra dos Quilombos. A programação da Seades prevê ainda os encontros nas cidades de Maragogi, no Norte do Estado, São Miguel dos Campos, na região dos Tabuleiros do Sul, e em Maceió, na Região Metropolitana.