Geral

Detran de Alagoas realiza planejamento de fiscalização para o carnaval

20/02/2017
Detran de Alagoas realiza planejamento de fiscalização para o carnaval
Meta é repetir o feito de 2015, quando não houve registros de morte nas estradas. Lays Peixoto

Meta é repetir o feito de 2015, quando não houve registros de morte nas estradas. Lays Peixoto

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia, reuniu representantes de diversos órgãos fiscalizadores, na manhã desta segunda-feira (20), na sede da autarquia, para planejar a ação integrada de fiscalização que será desencadeada pelo Governo do Estado durante o carnaval, principalmente por ser um período de grande consumo de bebidas alcoólicas.

Por uma nova Alagoas e para garantir a tranquilidade dos condutores de veículos automotores e dos pedestres não só durante o carnaval, mas como também no período de pré-carnaval e pós-carnaval, as ações ocorrerão de forma simultânea em vários pontos do estado, visando salvar vidas e garantindo a fluidez no trânsito da capital e das estradas alagoanas.

Segundo o chefe de segurança de trânsito da autarquia, Antônio Monteiro, o lema do governo Renan Filho é a integração de todos os órgãos seja estadual, municipal ou federal e desta forma a abrangência da fiscalização cresce para todo o estado, diminuindo cada vez mais a taxa de mortalidade no trânsito, por meio de ações de conscientização dos condutores sobre os riscos e a responsabilidade pela sua vida e a do próximo.

Na oportunidade, Antônio Gouveia, ressaltou a importância do encontro, recordando a vitória alcançada no ano de 2015. “O nosso principal objetivo é alcançar a mesma meta de 2015, onde não houve o registro de vítimas fatais durante o carnaval. Com certeza o número de vidas salvas vai crescer. Ainda há muito a se fazer, mas estes números estão fortalecendo o sentimento de que estamos no caminho certo”, destacou o presidente do Detran/AL.

Estiveram presentes na reunião de planejamento das ações, representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (Bprv), Batalhão de Policiamento do Trânsito (Bptran), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs) da capital e do interior, agentes da Lei Seca entre outros.

EDUCAÇÃO

A reunião também foi marcada pela apresentação da campanha educativa de carnaval do Detran/AL, onde a chefe de educação para o trânsito do órgão, Ana Buarque, enfatizou o público-alvo e o principal intuito das peças que estão sendo veiculas nas mídias tradicionais como rádio, anúncios e filmes na TV e sites, além de ações educativas, nas praias e lugares de alto tráfego, utilizando uma linguagem jovem, alegre e interativa.