Geral

Cultura promove oficina de máscaras de carnaval para socioeducandos

17/02/2017
Cultura promove oficina de máscaras de carnaval para socioeducandos
Máscaras de Bumba Meu Boi produzidas por reeducandos do sistema prisional alagoano. Ascom

Máscaras de Bumba Meu Boi produzidas por reeducandos do sistema prisional alagoano. Ascom

Durante o mês de fevereiro, os jovens das Unidades de Internação Feminina (UIF) e masculina (Kerigma II) estão tendo a oportunidade de participar de oficinas de máscaras de carnaval e Bumba Meu Boi, promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

A iniciativa faz parte das atividades do projeto Cultura Socioeducativa, que propõe capacitar e inserir os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no universo cultural.

Para finalizar o curso, eles participarão do baile de carnaval, onde apresentaram e desfilaram o material produzido, ao som de uma banda de frevo. A festa acontece na próxima quinta-feira (23) pela manhã, na UIF, e tarde, Kerigma II.

De acordo com o superintendente de Formação e Difusão Cultural, Edlúcio Donato, o projeto é uma maneira de tirar os jovens infratores da ociosidade e ocupar a mente com atividades culturais. “Já realizamos várias oficinas em 2015 e 2016 e estamos dando continuidade em 2017 às atividades nas unidades de internação. A cultura é uma ferramenta fundamental para a ressocialização desses jovens e combate à criminalidade”, disse Donato.

Para a professora e artesã Vânia Oliveira, mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, que ministra as oficinas, “é através da cultura que a gente pode recuperar esses adolescentes. A cultura, a arte tiram qualquer pessoa da marginalidade, basta a gente colocar para a frente”, ressalta Vânia.